Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus

Corretamente político

Começar uma carta da escola com "querides" pode ser só uma forma de aleijar a língua portuguesa, mas amanhã poderá ser nossa escravidão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde a ágora ateniense, com os cidadãos construindo seus consensos e suas leis, abre-se o caminho, muitas vezes tortuosos, da democracia, regime no qual as leis promulgadas preservam a liberdade de cada um, limitando-a até a extensão em que atinge a liberdade do outro, funcionando, nesse sentido, como defesa contra tiranias. Política, no seu sentido original, grego, é a virtude aplicada às questões do bem comum, às questões da "polis", a cidade-Estado. O agir político é, em si, o agir correto.

Para Aristóteles, a excelência política depende da phronesis, a prudência, virtude próxima do bom senso. Na linha aristotélica da virtude como mediania entre dois extremos viciosos, cabe à prudência afastar os vícios.

Os extremismos de esquerda e de direita que fizeram a desgraça do mundo no séc. 20 foram extremismos declarados. Neste século, porém, um extremismo camuflado vem tentando se impor sob a denominação de "politicamente correto".

Os agentes do politicamente correto se julgam e se declaram como representantes progressistas do bem em confronto com as entidades atrasadas do mal. Nesse confronto, porém, ultrapassam, muitas vezes, os limites do bom senso, descambando para o ridículo, como é o caso da tentativa de aplicar a neutralidade de gênero à gramática.

Começar uma carta oficial da escola com "Querides alunes" pode ser só mais uma forma de aleijar a já maltratada língua portuguesa, mas o que hoje desprezamos por ridículo amanhã poderá ser nossa escravidão. O uso da linguagem como método de dominação das mentes não é novidade e já foi descrito no livro "1984", de Orwell.

Por outro lado, a antipatia que o politicamente correto desperta em amplos setores impulsiona uma reação extremista de viés contrário e nessa falta de bom senso e de prudência patinamos, oscilando entre discursos revolucionários e reacionários, com o pêndulo distante do equilíbrio de um discurso correto.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.