Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus STF

A sujeira de Kassio Nunes

O ministro foi indicado ao STF por causa da sua ficha de juiz garantista, anti-Lava Jato e já proferiu outros votos bizarros para bem servir ao acordão da impunidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atendendo a pedido do PDT, o ministro Kassio Nunes concedeu uma liminar que desfigura a Lei da Ficha Limpa, permitindo que criminosos retornem mais rápido à vida pública, que fichas sujas com registro sub judice assumam cargos de vereador ou prefeito e que alguns dos primeiros condenados da Lava Jato possam disputar as próximas eleições municipais. Essa decisão espúria teve o aval do presidente Bolsonaro, que mostrou, aliás, comovente preocupação com os dissabores dos incompreendidos políticos ficha suja. Segundo Bolsonaro, “o pessoal fica na maldade”, reclamando porque não sabe como é a vida de um político.

O ministro Kassio Nunes foi indicado ao STF por causa da sua ficha de juiz garantista, anti-Lava Jato. Na sua ficha constavam também coisas como plágio de dissertação e falsificação de títulos, mas os senadores que o aprovaram após sabatina de comadres acharam o fato irrelevante. Relevante seria a sua subserviência ao presidente da República, em conformidade com o pacto de interesses e proteção mútua entre os três Poderes no qual os defensores da impunidade amarraram o país, transformando o Brasil em uma República de conveniências.

O ministro Kassio já proferiu outros votos bizarros para bem servir ao acordão da impunidade. No julgamento que poderia ter permitido aos presidentes da Câmara e do Senado uma reeleição inconstitucional, seu voto se sobressaiu pelo absoluto alinhamento aos interesses de Bolsonaro: votou para garantir a reeleição de Davi Alcolumbre e impedir a de Rodrigo Maia.

Sua atuação expõe também o fenômeno do Bolsopetismo: alinhado com Gilmar Mendes e Lewandowski, Kassio Nunes beneficiou Lula ao manter decisão que exclui a delação de Palocci em um dos processos contra o ex-presidente.

Como nada é tão ruim que não possa piorar, Bolsonaro, referindo-se a Kassio Nunes e à próxima indicação presidencial ao STF, antecipou, em live: “O outro que eu vou indicar é o padrão dele. Pode ter certeza disso”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.