Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus Lava Jato

Cupins contra a Lava Jato

Fim da Lava Jato no Paraná e perseguição contra juízes e procuradores é confirmação do triunfo da corrupção novamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelo fim de janeiro, o ministro do STF, Edson Fachin, disse que a “corrupção parece triunfar novamente como cupim da República”. No início de fevereiro, esse triunfo se confirmou com a extinção da força-tarefa da Lava Jato no Paraná e o recrudescimento da perseguição contra juízes e procuradores que atuaram na linha de frente da maior e mais exitosa operação de combate à corrupção da história do Brasil.

A escalada persecutória tem visado especialmente o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. Os cupins em guerra contra a Lava Jato têm usado, dentre outras armas, gravações criminosas de hackers. O senador Renan Calheiros, por exemplo, quer mandar Moro e Dallagnol para a cadeia e quer que os hackers sejam não só anistiados como elevados ao panteão da pátria. Não é difícil que isso aconteça, tendo em vista o extenso acordo de conveniência em prol da impunidade que inclui representantes dos três Poderes; além da militância lulista que ainda grassa no quarto poder.

No STF, o ministro Gilmar Mendes, falando fora dos autos, adiantou julgamentos contra a Lava Jato, insultou de forma leviana e grosseira —sem nenhum apreço pela ortodoxia jurídica ou pelo decoro ministerial— pessoas e instituições. Da força-tarefa de Curitiba disse tratar-se de “um grupo de esquadrão da morte, totalmente fora dos parâmetros legais”. Ironicamente, essa fala sobre assunto em pauta para julgamento coloca o próprio ministro “totalmente fora dos parâmetros legais”.

Vale salientar que a fúria do ministro Gilmar contra a Lava Jato representa uma mudança de rumo, uma curva de interesse: em 2015, esse mesmo Gilmar dizia que a Lava Jato havia revelado “o maior escândalo de corrupção no Brasil e quiçá no mundo”. Talvez uma CPI da Lava Toga esclarecesse o motivo da guinada de opinião do ministro que, por seus muitos abusos, tem vários pedidos de impeachment protocolados no Senado; todos devidamente engavetados como parte do acordão da impunidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.