Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus

Cloroquina Bolsonaro e Emplasto Brás Cubas

Obsessões de baixa intensidade são rotineiras; algumas, porém, agravam de modo patológico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CPI da Covid vem comprovando o que já se sabia: os crimes de responsabilidade do presidente Bolsonaro no trato da crise sanitária foram muitos e graves; alguns decorrentes de suas obsessões. Uma delas, a cloroquina, conhecida até pelas emas do Palácio da Alvorada, está no centro das investigações.

Os depoimentos dos ex-ministros da Saúde, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, deixaram claro que a resistência quanto à prescrição dessa droga concorreu para a demissão de ambos. Por sua vez, o depoimento do atual ministro, o médico Marcelo Queiroga, constrangeu pelo esforço em não corroborar o seu uso nem melindrar o cloroquinismo presidencial. Já o ex-ministro general Pazzuelo, que se submeteu sem restrições a todos os caprichos do presidente, esquivou-se de depor com desculpa pouco convincente.

Obsessões de baixa intensidade são rotineiras; algumas, porém, podem evoluir para a gravidade patológica. O tema é recorrente na literatura e foi bastante explorado por Machado de Assis. Brás Cubas, por exemplo, tinha uma ideia fixa: "Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho", desabafa o defunto autor, cuja ideia era nada menos que um medicamento sublime, um emplasto que lhe daria "o primeiro lugar entre os homens, acima da ciência e da riqueza".

Refletindo sobre sua obsessão, o finado confessa que o gosto de ver as três palavras —Emplasto Brás Cubas— impressas nos jornais, folhetos e caixinhas de remédio foi o que mais o influiu: "a minha idéia trazia duas faces, como as medalhas, uma virada para o público, outra para mim. De um lado, filantropia e lucro; de outro, sede de nomeada. Digamos: – Amor da glória".

Para Brás Cubas, sua ideia fixa era também seu orgulho: "tinha o emplasto no cérebro; trazia comigo a idéia fixa dos doidos e dos fortes". Isso é a cara de Bolsonaro. Que ele se julga um forte, não há dúvida. E já não são poucos os que o consideram doido.

Com caixa de cloroquina e fazendo um joia, Bolsonaro divulga foto após resultado negativo de PCR para Covid-19
Bolsonaro com caixa de cloroquina - Reprodução/Twitter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.