Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus

Resposta aos cães de guarda de Lula

A réplica ao meu texto é expressão de revolta com a crítica que faço à decisão do STF pela suspeição de Sergio Moro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Autocratas, de direita ou esquerda, costumam se cercar de bajuladores e cães de guarda. Lula, por exemplo, dono do PT e chefe de seita, os teve quando presidente da República e os mantém hoje; renovados. Entre os novos destaca-se o grupo Prerrogativas, que resolveu açular contra esta colunista o jurista Lenio Strek e os advogados Marco Aurélio e Fabiano Silva, que responderam com o artigo “A colunista e os dois demônios que lhe tiram o sono” ao meu artigo “Bob Jeff, o herói bolsonarista”.

A réplica ao meu texto é uma expressão de revolta com a crítica que faço à decisão do STF pela suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Os articulistas afirmam —por ofício ideológico e dever de bajulação— que Lula esteve em “cárcere político” e que era “um réu sabidamente inocente.” A fim de me desqualificar, citaram Wittgenstein de modo boçal e estúpido: “Outra lição vem de Ludwig Wittgenstein (muito lido em faculdades de filosofia), que dizia: sobre o que não se tem competência para falar, deve-se calar”.

É uma referência canhestra à sétima proposição do Tractatus Logico-Philosophicus, obra influenciada por concepções de lógica e linguagem de Frege e Russell, com laivos de mística schopenhaueriana , que aborda complexas relações entre mundo, pensamento e linguagem, culminando na proposição “Worüber man nicht sprechen kann, darüber muss man schweigen”, que aponta para o indizível nos campos da ética, da estética e da metafísica, mas que, na cabeça desse pessoal, serve para fazer patrulhamento do que uma colunista pode ou não escrever.

Em “As ideologias e o poder em crise”, Norberto Bobbio escreveu o seguinte: “Agora que a esquerda
revolucionária reconheceu os direitos da liberdade, quer todos os direitos, e imediatamente. Inclusive o direito de impunidade que foi sempre a prerrogativa dos soberanos absolutos e dos déspotas”.

Os defensores das prerrogativas de impunidade de Lula, que usaram Bobbio contra mim, devem ter pulado essa parte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.