Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus União Europeia

Como disse Merkel na crise dos refugiados: 'Nós vamos conseguir'

Com destemor, ela seguia o princípio humanitário cristão absorvido na tradição democrática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Angela Merkel está prestes a entregar o cargo de chanceler da Alemanha. É um acontecimento cuja importância vai além do seu país e da própria União Europeia: tendo sido a mais jovem personalidade a aceder a tal posto, Merkel, com seu estilo de governo racional e modesto, tornou-se, nos 16 anos em que esteve no poder, a mais forte e constante referência mundial para a liberdade, a democracia e a civilidade.

Seu protagonismo político solidificou-se na União Democrata Cristã (CDU), partido que representa, na Alemanha, o movimento político internacional da democracia cristã, surgido em meados do século 19 na Europa, a partir de associações de cristãos, trabalhadores e instituições de caridade. O partido de Merkel tem ainda forte referência em Konrad Adenauer, chanceler que foi o principal artífice do soerguimento da Alemanha no pós-Guerra.

A Democracia Cristã foi inspirada pela ética social das igrejas —influenciada de modo significativo pela encíclica Rerum Novarum, de Leão 13— e pela tradição liberal do Iluminismo, tendo por alicerce a concepção cristã de homem segundo a qual, diferentemente dos postulados coletivistas, o homem não é pensado a partir de uma classe social, mas a partir da sua individualidade e dignidade únicas e inalienáveis.

A CDU afasta-se dos reacionarismos intolerantes e incivilizados, cultores de ódio e violência que, na Alemanha, estão representados pela AfD, cuja vice-presidente foi aqui recepcionada recentemente por autoridades bolsonaristas.

Durante a crise migratória de 2015, Merkel enfrentou os extremistas com firmeza. Seria cômodo atender ao crescente clamor xenófobo. A chanceler, porém, decidiu pelo acolhimento dos refugiados. Suportou imensa pressão, tornando icônica uma frase de coragem e esperança: Wir schaffen das. Com destemor, ela seguia o princípio humanitário cristão já absorvido na melhor tradição democrática: democracia que devemos conservar, melhorando sempre. Nós vamos conseguir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.