Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus

O impacto Sergio Moro

Ex-juiz apresentou um belo esboço de projeto para o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A solenidade de filiação de Sergio Moro ao Podemos, indicando possível candidatura a presidente, estremeceu o cenário político; especialmente por causa do discurso do novo presidenciável, que surpreendeu a todos, entusiasmando os adeptos e desnorteando os adversários. Indo além da questão do combate à corrupção, Moro apresentou um belo esboço de projeto para o Brasil, cuja efetiva construção irá requerer a adesão de muitas mãos.

A entrada de Moro no xadrez eleitoral despertou a esperança de uns e atiçou o ódio de outros. O amplo arco de interesses em defesa da impunidade que atira flechas no ex-juiz vai desde um ministro do STF, Gilmar Mendes, até políticos condenados por corrupção, como Eduardo Cunha.

Foto mostra Sergio Moro do peito para cima. Ele veste terno preto, camisa cinza e está sem gravata. Ao fundo, as estrelas do cruzeiro do sul da bandeira do Brasil.
Sergio Moro durante o evento de filiação ao Podemos - Lucio Tavora/Xinhua

Após o discurso de Sergio Moro, lulistas e ciristas, embora tontos, uniram-se aos seus congêneres bolsonaristas em ataques renovados contra o desafeto comum, numa escala crescente de fúria e desvario. Escolados na arte do insulto nas redes sociais, esmeram-se também na construção de narrativas capciosas.

Ultimamente, temos testemunhado uma campanha sem tréguas de inversão de valores que tenta transformar em carrascos os que fizeram cumprir a lei e em vítimas os que saquearam o Brasil. Agora, a intelligentsia bolsopetista, meio desesperada, inverte uma clara relação de causa e efeito para tentar colar a bobagem de que Moro sempre agiu com propósitos políticos.

O fato é que o trabalho da Lava Jato em prol da justiça está sendo desfeito por um poderoso conluio jurídico-político e Moro resolveu colocar seu nome na disputa presidencial para, dentre outras coisas, insistir na defesa da justiça e da lei.

Com a entrada de Moro na disputa, o quadro político pré-eleitoral sofreu impacto. Se este impacto vai se resolver em crescimento consistente da sua candidatura ou vai se diluir em desânimo —consagrando a polarização dos projetos extremos e atrasados da direita bolsonarista e da esquerda lulista— é o que vamos descobrir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.