Cida Bento

Conselheira do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), é doutora em psicologia pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cida Bento

Contribui muito nos insurgirmos contra a condução do enfrentamento à pandemia

Um país rico como o Brasil pode, coletivamente, reencontrar um caminho mais humanizado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste março de 2021, mês em que a pandemia se revela mais letal no Brasil, poderes constituídos vivem grandes convulsões.

Não como parte de um esforço coletivo das instituições para tirar o país do triste lugar de campeão mundial de mortes por Covid.

Os poderes institucionais vivem um tensionamento diante da escalada de autoritarismo que é uma reação desesperada da alta gestão pública que vem fracassando seguidamente na redução da tragédia da pandemia.

Em meio a esse tensionamento, um ministro e três lideranças das Forças Armadas brasileiras foram demitidos e, ato contínuo, reafirmaram posicionamento de respeito à Constituição Cidadã como princípio de sua missão institucional.

A posição atual do Brasil é extremamente fragilizada para enfrentar os desafios de uma pandemia, considerando que o Estado de bem-estar social, as políticas públicas, os direitos e as redes de proteção social foram duramente atacados nos últimos cinco anos, por alguns setores econômicos, políticos e midiáticos.

Abriram mão da ética e moral, manipularam informações, negociaram com perversos, na esperança de que isso os ajudaria a derrubar o Estado de bem-estar social e a impor uma agenda focada em satisfazer a ganância por lucros e concentração de rendas.

Mas não se atentaram para o fato de que sistemas perversos permitem que aflorem mais e mais perversos que ficam totalmente fora de controle. E deu no que deu!

No atual momento, diferentes lideranças institucionais —empresários, parlamentares, agentes financeiros— se articulam para buscar vacina. Será que estão reconhecendo que a economia não será retomada se não for controlada a pandemia via aceleração da vacinação contra a Covid?

Será que conseguem incidir sobre uma mortandade que vem afetando os segmentos mais vulnerabilizados, os pobres, periféricos, negros e negras, indígenas, quilombolas, que dependem quase que exclusivamente do SUS, sistema que vem socorrendo o país e impedindo que a crise sanitária seja ainda mais pesada?

Em nota técnica, a Congregação da Faculdade de Saúde Pública da USP chama a atenção para o perigo da estratégia de imunidade coletiva por contágio, que gera centenas de milhares de mortes e ameaça o SUS, ampliando os gastos com insumos, fragilizando o seu equilíbrio federativo, sobrecarregando seus profissionais e serviços.

Segundo Boletim da Fiocruz, pesquisa com 4.384 profissionais de saúde de todas as regiões do país revelou que 41% estão com insônia, 44%, em crise de ansiedade, e 21%, com sintomas de “burnout”.

A luta desses profissionais e de todos nós é permanecer saudáveis num contexto que gera medo, ansiedade, ataques de pânico, insônia, desânimo, requerendo processos solitários e dolorosos de luto.

A epidemia mexe com nosso dia a dia, com as maneiras como estamos nos relacionando conosco e com os outros, com nossa vida afetiva, sexual, e agrava problemas como abandono, solidão, violência, com impactos que se tornam mais intensos considerando gênero, raça, idade e orientação sexual.

Precisamos de tempo emocional para “digerir” e lidar com a situação extrema que estamos vivenciando. E encontrar formas de compartilhar cuidados e localizar ajuda mais direcionada quando necessário.

Contribui muito nos insurgirmos contra a forma como está sendo conduzido o enfrentamento da pandemia, questionando o que está definido no país, quanto à gestão pública.

Precisamos pressionar as instituições para uma coordenação efetivamente nacional da pandemia, como orientam especialistas das mais importantes instituições no campo da saúde. É fundamental que possamos assegurar o distanciamento social e, ao mesmo tempo, garantir a todas as pessoas proteção e auxílio emergencial digno que permita que as populações mais fragilizadas não sejam atingidas por mortes evitáveis.

Um país rico como o Brasil em recursos materiais e imateriais pode, coletivamente, reencontrar um caminho mais humanizado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.