Cida Bento

Conselheira do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), é doutora em psicologia pela USP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cida Bento

Duas décadas depois da Conferência de Durban, ainda temos desafio de resgatar direitos humanos

Precisamos respirar fundo e novamente lutar para proteger a nossa jovem democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há 20 anos, 173 países, 4.000 organizações não governamentais e mais de 16 mil participantes se reuniram em Durban, África do Sul, para realizar a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, que ocorreu entre 31 de agosto e 8 de setembro de 2001.

O Brasil participou com a maior delegação do mundo, após intensas reuniões preparatórias dos movimentos sociais que ocorreram nas cinco regiões do país.

Dois temas foram fundamentais para o Brasil na conferência: a urgência da implementação de cotas e ações afirmativas para enfrentar a exclusão social da população negra e a necessidade de condenação do colonialismo e da escravidão geradores de desigualdades e sofrimentos na vida das populações negras e indígenas.

As organizações de mulheres negras, em particular Geledés (Instituto da Mulher Negra, Criola e Fala Preta), foram fundamentais para a participação brasileira qualificada na Conferência, bem como a AMNB (Articulação de Mulheres Negras Brasileiras).

Tive o privilégio de participar da Conferência pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades), que estava entre as organizadoras do processo. Era perturbador ver como a tensão crescia na relação com países europeus, quando se debatia o tema das reparações pela escravidão. Falar em indenizações e auxílio para os países com população em diáspora, que foram expropriadas na colonização, era procurar briga!

Enfim, aquele ano —2001— foi vibrante e proclamado o “Ano das Nações Unidas de Diálogo entre as Civilizações”. Só que não! Apesar de a Conferência ter enfatizado o direito de os povos indígenas administrarem suas terras e os recursos naturais nelas presentes, o que estamos observando são investidas gananciosas sobre as terras indígenas, bem como sobre os territórios quilombolas.

O documento oficial da Conferência, assinado pelo Brasil, tem força de lei no país. Dentre as definições, destaco o trecho em que insta as organizações governamentais e não governamentais, as instituições acadêmicas e o setor privado a coletar o dado cor/raça, analisar e publicar dados sobre a situação de grupos atingidos pela discriminação.

Só assim é possível diagnosticar as condições de vida da população negra e indígena na saúde, na educação, no trabalho, na moradia e na expectativa de vida e então desenvolver legislação e políticas para prevenir e combater o racismo. A Conferência contou com importantes lideranças internacionais, dentre elas Angela Davis e Winnie Mandela.

Sem dúvida, a alteração de dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), documento que organiza toda a educação básica brasileira, pela lei 10.639, de 2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, foi impulsionada pela Conferência e é uma grande conquista para a educação brasileira.

Embora sua implementação seja considerada precária e inconclusa, ela permite que nossas crianças brancas, indígenas e negras conheçam mais o seu país.

A criação da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), também ocorrida em 2003, abriu a possibilidade de exercitar o trabalho com relações raciais e de gênero, nas políticas públicas federais.

Nos anos seguintes, a implantação do programa Saúde da População Negra (2009), a definição por unanimidade de que ação afirmativa e cotas eram constitucionais (2012) e o estabelecimento de cotas no serviço público federal (2014) foram importantes avanços, ainda que com implementação tímida e cheia de interrupções. Mas se desdobraram em iniciativas nos estados e municípios brasileiros.

Em 2021, duas décadas depois, nos deparamos com o desafio de respirar fundo e novamente lutar para proteger a nossa jovem democracia e o Estado de Direito. Passos fundamentais para resgatar e fortalecer os direitos humanos, duramente atacados nos últimos cinco anos.

Tudo de novo? Sim! Mas o Brasil vale o desafio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.