Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin
Descrição de chapéu

Um professor brasileiro transformando a educação

Diretor de escola em São José do Rio Preto concorre a prêmio de melhor do mundo

Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP), finalista do prêmio de melhor professor do mundo
Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP), finalista do prêmio de melhor professor do mundo - Reprodução

Nesta semana, uma delegação de brasileiros vai a Dubai participar do Global Education and Skills Forum, um encontro repleto de propostas para assegurar que o mundo consiga realizar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que preconiza que todos tenham acesso à educação primária e secundária de qualidade, possam concluí-la e se envolver numa jornada de aprendizagem ao longo da vida. 

Não é uma tarefa fácil, dada a limitação de recursos destinados à educação, os problemas de gestão e as incertezas do momento presente, em que, com a chamada quarta revolução industrial, o modelo de ensino parece inadequado para lidar com a contínua extinção de postos de trabalho.

Haverá um painel específico sobre os desafios da educação no Brasil. Teremos a chance de falar não só sobre o que aqui não anda bem, como a formação inicial e continuada de professores, a crescente desigualdade social e seu impacto na sala de aula, a baixa atratividade da carreira, mas também de oportunidades, como a Base Nacional Comum Curricular

A base pode apontar para algo mencionado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: a importância de se definir qualidade da educação em resultados de aprendizagem claros a serem alcançados.

Em Dubai, não haverá apenas o encontro global de educação e a possibilidade de aprender com boas práticas existentes no mundo. Numa cerimônia no último dia do evento, acontecerá o que ficou conhecido como o Nobel da Educação: serão reconhecidos os dez melhores professores do mundo e será anunciado o vencedor do prêmio.

Pela segunda vez, um brasileiro está entre os dez finalistas. Diretor de escola em São José do Rio Preto, em São Paulo, Diego Mahfouz Faria Lima mereceu destaque por transformar sua escola, localizada em área de tráfico de drogas e violência e anteriormente considerada uma das piores do estado em evasão, clima escolar e aprendizagem, em referência nacional e agora internacional.

Ao contrário do que parece, a escola não era ruim por falta de disciplina. Ocorria exatamente o oposto: havia uma ênfase punitiva forte que ele decidiu substituir por um processo de escuta e de protagonismo dos jovens, adotando também uma abordagem que pode ser descrita como liderar pelo exemplo.

Num ambiente bastante degradado, ele próprio decidiu pintar os muros da escola, o que mobilizou pais a fazerem o mesmo. Da mesma forma, adotou a rotina de visitar a família dos alunos que faltavam às aulas e envolveu seus professores na transformação.

Exemplos como o de Diego nos dão muita esperança de que o Brasil avance rumo a uma educação de qualidade para todos. Parabéns, mestre!

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.