Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin

Empreender a vida em tempos de volatilidade

É preciso garantir que todos entendam a ligação entre seus estudos e seus sonhos

Ao nos aproximarmos do fim do ano, as pessoas tendem a criar projetos para o período que se inicia. Buscar um novo emprego, aprender a tocar um instrumento e cuidar da saúde estão entre as ideias frequentes, infelizmente logo abandonadas.

Após os primeiros fracassos, somos rápidos em culpar “o outro” ou construir desculpas para a reduzida persistência, numa narrativa em que aparecem com força não apenas leniência com nossa falta de determinação como vitimismo. Afinal, se somos vítimas das circunstâncias, não podemos exigir muito de nós mesmos. 

Num mundo em que postos de trabalho, mesmo os de natureza intelectual, serão substituídos em ondas sucessivas por automação e inteligência artificial, é fundamental aprender a empreender a própria vida.

Mesmo que esse processo seja só uma aceleração de tendências anteriores e da influência da tecnologia em reformatar o trabalho, como põe o “World Development Report” de 2019 do Banco Mundial, a preparação das pessoas para serem mais autônomas, em sua aprendizagem formal e informal, torna-se muito importante.

Afinal, será necessário adquirir novas competências, à medida que as máquinas “aprendam” a praticar novas tarefas, extinguindo não profissões, mas parte de seus componentes e, portanto, diminuindo a demanda por empregados. 

Sim, postos serão criados, mas certamente para outras pessoas ou formações —daí a importância de se antecipar aos movimentos do mundo do trabalho e saber se capacitar, recapacitar e mesmo se reinventar. 

Mas o mundo do trabalho não é apenas o mundo do emprego. O empreendedorismo adquire mais força com a chamada quarta revolução industrial, dada a maior agilidade de pequenas empresas na construção de soluções para problemas que demandam inovação tecnológica e a disponibilidade de pessoas capacitadas transitando entre empregos. 

Eric Ries, papa do movimento de startups enxutas, chega a propor em seu novo livro, “The Startup Way”, que empresas consolidadas e até mesmo organizações governamentais utilizem o empreendedorismo como veículo de modernização e mudança cultural, para navegar melhor nos novos tempos. 

O mais importante no processo é garantir que toda pessoa se capacite, desde muito jovem, para ser o protagonista de sua vida, aprendendo a aprender e entendendo a ligação entre seus estudos e seus sonhos.

Formar para a autonomia, tese defendida por pensadores da educação como John Dewey e Maria Montessori, ganha novo significado. Envolve ensinar jovens a preparar seu projeto de vida, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular, e habilitá-los a serem empreendedores de si próprios.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.