Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin

O ódio e o medo, ou o papel das emoções na política

Raiva, euforia e preconceitos acabam preenchendo certo vazio de propostas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em entrevista recente, o cientista político Sérgio Abranches disse que o Brasil vive uma polarização afetiva, termo que tomou de empréstimo da pesquisadora Lillian Mason, da Universidade de Maryland. Segundo a autora de “Uncivil Agreement”, o papel das paixões grupais na identificação política tem feito com que certo vazio de propostas políticas seja preenchido por emoções transbordantes na forma de raiva, euforia e preconceitos.

Essas paixões integram uma identidade grupal que se assemelha à de torcidas de futebol e não permitem a análise cuidadosa de propostas em pauta. Vale apenas a lógica do “nós contra eles”, ou, como resume Abranches, em seu texto “Polarização radicalizada e ruptura eleitoral”, “amo a nós, logo odeio a eles”.

Manifestantes a favor e contrários às comemorações do golpe militar de 64 entraram em confronto em São Paulo - Jardiel Carvalho - 31.mar.2019/Folhapress

É curioso, como independente da posição, nos extremos do espectro político, a lógica é a mesma. Não cabe escuta atenta de projetos, o que vale é a identidade do proponente ou algum traço que sirva para desqualificar o incauto, tido como inimigo e não adversário ou portador de alguma ideia de que discordo.

Neste contexto, o debate público torna-se raso e a possibilidade de construção de pontes ou de consensos parciais inexiste. Se o outro é inimigo, por que deveríamos buscar pontos de concordância? A ideia é ou desmascará-lo ou, no limite, trucidá-lo, afinal estamos em guerra...

Mas as democracias dependem de conversas e negociações. E elas são extremamente importantes no Brasil, pois os riscos que vivemos são imensos. O crescimento da desigualdade social, que ocorre em escala global, não é o menor deles e tampouco o são a substituição de trabalho humano por uma automação acelerada ou o crescimento do populismo.

Sem diálogos e reflexão serena, não avançaremos como país e precisamos fazê-lo com urgência mesmo que isso não faça parte do “espírito de época”. 

Para tanto é importante entender de onde vêm essas paixões exacerbadas. De acordo com Jason Stanley, em seu “Como Funciona o Fascismo: a Política do Nós e Eles”, vêm do medo, real ou criado com intenções políticas. Não é demais lembrar os “Protocolos dos Sábios de Sião” e seu papel, em diferentes épocas, para fomentar ódio aos judeus, ou a reiterada propaganda de um passado mítico e fundante da sociedade, que estaria em risco frente à ameaça aos costumes. 

Esse medo volta-se especialmente contra a diversidade, não só de etnias, gêneros ou orientação sexual, a quem se busca estender direitos, mas a de ideias. E nisso, o Brasil vai ficando menos rico de projetos e nossa frágil democracia se enterra um pouco mais.

Que possamos mudar isso pelo menos para as próximas gerações!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.