Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin

A Covid-19, a história e os cientistas

Na ciência, aprende-se tanto com os acertos quanto com os erros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grande esforço está em curso, entre pesquisadores de boa parte do mundo, em busca de vacinas e de uma melhor compreensão do comportamento do novo coronavírus.

Laboratórios de inúmeros centros na Europa, na Ásia e no continente americano têm se associado, procurando avançar nas investigações, algumas delas já em curso desde o advento do H5N1, para construir uma solução para a Covid-19.

Na verdade, parece ser nas crises que a humanidade mais aprende. Aparentemente, em situações de estabilidade, não somos instados a sair da zona de conforto e ousamos menos.

As crises nos instabilizam, trazem sofrimento, mas desafiam o cérebro humano a criar saídas. E, cada vez mais, o processo criativo se dá em condições de colaboração, com equipes inteiras debruçadas sobre as causas dos problemas vividos e no conjunto de soluções que, combinadas, constituem a resposta à crise.

Ao ler sobre os cientistas que, no início do século 20, procuraram descobrir os patógenos, as vacinas e os tratamentos para a gripe de 1918, ocorreu-me que a história contará o esforços e os resultados deste grande empreendimento humano que vivemos hoje, na busca de métodos de prevenção e de cura da Covid-19.

Registrarão o nome de pesquisadores que lograram obter avanços, mas provavelmente deixarão no anonimato aqueles que, embora tenham investigado muito em seus laboratórios, contribuíram apenas com a identificação de hipóteses a serem descartadas.

A ciência é assim, aprende-se tanto com os acertos quanto com os erros. A pesquisa que permitiu o descarte de uma hipótese é extremamente útil e evita novos esforços infrutíferos. Nesse contexto, faz muito sentido ensinar história da ciência para crianças e jovens. Não é suficiente trabalhar com os alunos os conceitos científicos ou até mesmo a aplicação desses conceitos em problemas da realidade.

A história registra a maravilhosa e terrível aventura do ser humano na face da Terra, com suas crueldades, mas também descobertas, construções e conquistas. Ensinar a disciplina como mera sucessão de eventos ou de condições econômicas, sem identificar os principais atores, empobrece a percepção de quem aprende.

Isso também se passa com a ciência: o que sabemos hoje resultou do esforço de pessoas como nós, que pesquisaram muito e trouxeram contribuições para a nossa compreensão dos fenômenos naturais e de sua interação com as sociedades.

Relatar a vida e os dilemas dos cientistas certamente irá inspirar os estudantes, ajudá-los a entender o seu tempo e a desenvolver uma mente investigativa, que é a base de todas as ciências.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.