Claudia Costin

Diretora do Centro de Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Costin
Descrição de chapéu desmatamento

Um gigante da biodiversidade e a ética intergeracional

Precisamos deixar um futuro bem melhor para nossos netos e bisnetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, a COP26, há cerca de um mês, David Attenborough, um naturalista britânico e ativista pela biodiversidade de 95 anos, fez a palestra de abertura.

Em sua fala, retomou um apelo à ação que fez em seu último livro, publicado em 2020, "Life on Our Planet, My Witness Statement", em que alerta para os tristes efeitos que a mudança climática e a perda de biodiversidade terão sobre nosso futuro próximo e a vida das gerações seguintes.

No início de cada um dos capítulos, que acompanham marcos de sua profícua vida, para dar um sentido de urgência, registra a data, a população mundial, as moléculas de dióxido de carbono na atmosfera e as perdas de biodiversidade.

O ambientalista, já avançado em anos, "quebrou" o Instagram ao postar pela primeira vez na rede social, foi festejado como celebridade pelos jovens num festival de rock e mais de 20 espécies foram batizadas com o seu nome, até um dinossauro —o Attenborosaurus conybeari.

Ao ler o seu livro, que denuncia, entre outros danos ao ambiente, a aceleração do desmatamento no Brasil, pensei muito na importância da construção de uma ética intergeracional, em que possamos ser corretos não só com nossos contemporâneos como com aqueles que povoarão o planeta depois de nós. Sim, precisamos usar os recursos que recebemos da natureza para termos uma vida de qualidade, mas sem esquecer dos que vivem em condições desafiadoras e dos que ainda são muito jovens ou nem sequer nasceram. Afinal, os danos ambientais acumulados poderão resultar num planeta inabitável para as gerações futuras.

Mas pensar na construção de sustentabilidade não envolve apenas mudar hábitos de consumo e renunciar a prazeres. Inclui uma solução econômica para o provável agravamento das condições de vida das populações afetadas pela interrupção de atividades potencialmente nocivas aos ecossistemas naturais, de que dependiam para viver.

Além disso, há que se tirar proveito dos recursos que os países já têm para fazer avançar um crescimento verde. Nesse sentido, o novo livro de Jorge Caldeira, com Julia Sekula e Luana Schabib, "Paraíso Restaurável", mostra o quanto o Brasil está bem posicionado para a necessária transição para uma matriz energética mais limpa, dada nossa maior disponibilidade, a despeito da recente crise hídrica, de água, vento e sol.

Se tivermos, além disso, pulso firme no enfrentamento do desmatamento e no controle de boiadas metafóricas ou literais, teremos deixado um legado ético e um futuro bem melhor para nossos netos e bisnetos. Que assim seja!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.