Claudia Tajes

Escritora e roteirista, tem 11 livros publicados. Autora de "Macha".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Tajes

Eles querem é poder

A cada dia, uma nova decisão bizarra em cartaz no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagine-se uma reunião com a nata pensante —delirante soa meio antipático— do governo. Pauta: a queda de 5% no turismo apesar do dólar mais que convidativo, permissivo.

Presentes o titular do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, o chanceler et terraplaneur Ernesto Araújo e Damares, a primeira de seu nome, quebradora de correntes.

Ricardo Salles, do Meio Ambiente, não virá, ocupado em apagar focos de notícias.
Por sua intimidade com as letras, o vereador Carlucho fica responsável pela ata. Ernesto pergunta por Onyx e Osmar. Os gaúchos estão mais por baixo que churrasco na salmoura, diz Marcelo Marmelo Martelo, iniciando os trabalhos.

Moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, recita Damares. Deixemos Gilberto Gil fora disso, exalta-se Carlucho. Já foi Ministro da Cultura de vocês-sabem-quem. Pensei que essa música fosse uma parceria do Criador com Jorge Ben, recolhe-se Damares.

 

É preciso atrair os visitantes de fora com algo que só exista aqui, diz Marcelo Antônio etc. Praia é commodity. História? O Brasil não é sentimental, pensa daqui para a frente. Nesse momento, livre por instantes do limão que chupa 24 horas, o general Heleno passa assobiando uma melodia de "Os Incríveis".

Weintraub sugere condomínios verticais na floresta para dar às queimadas um objetivo concreto —sem trocadilhos. Gringo gosta da vida selvagem, não sai dos Alpes para morar no morro? Falando nisso, lembra Carlucho, alguém diz para o Witzel não atirar em pousada de alemão. Depois a Merkel vai acusar o pai. O Pai é perfeito, não tem culpa, nem defeito, rebate Damares. 

É pai com caixa baixa, esclarece alguém. Viajando por todos os continentes, jamais vi um país sem cinema nacional, diz o chanceler. E se a gente acabasse com isso daí? Seria a nossa marca, sonha acordado Weintraub. Essa Ancine só dá dinheiro para filmar homem se beijando, grita Carlucho. E os cinemas poderiam virar igrejas, exulta Damares. Porque todo filme, de qualquer lugar, traz a mensagem de satanás para as crianças. Ou vão negar que o C3PO é pederasta?

No final, Carlucho passa a ata: É um milagre/ Tudo que Deus criou / pensando em você/ Fez a Via-Láctea, fez os dinossauros.

E assim termina mais um dia no Planalto.

Ilustração abstrata de 4 cabeças deformadas vomitando em forma de cascata
Ilustração de Cynthia Bonacossa para coluna de Claudia Tajes, na Ilustrada de 23.set.2019 - Cynthia Bonacossa

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.