Claudia Tajes

Escritora e roteirista, tem 11 livros publicados. Autora de "Macha".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Tajes

Eles não são loucos

Aconteça o que acontecer, não bote os loucos no meio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acharam que ela não merecia um ministério próprio. “Secretaria Especial” estava de bom tamanho. Que importância tinha a cultura, esse conjunto de coisas que não se pode tocar, para ocupar uma pasta própria com orçamento, iniciativas, investimentos e ideias que até vinham dando certo?

Pegaram tudo, teatro, cinema, música, literatura, arte, dança, programas dirigidos aos jovens e aos velhos, leis de incentivo, tudo o que deu para juntar, puseram no mesmo saco e trataram da mudança. A Cultura foi parar no Ministério da Cidadania. Longe de o ministro ser um Gustavo Capanema, que um dia imaginou o país construído pela educação e pela cultura, ainda assim não parecia um desmonte completo.

Eles não são loucos, a gente pensava, a cultura é um setor economicamente importante —isso se o fato de ser fundamental para um país, um povo, não servisse como argumento. Eles não são loucos.
Começaram os cortes. Os programas de financiamento que desenvolveram a indústria do audiovisual, que geravam empregos e receita do mesmo jeito que qualquer outra indústria, foram exterminados com uma canetada.

Uma máscara dividida ao meio, uma metade é verde e sorri com a língua para fora; a outra é preta e sorri presunçosamente
Cynthia Bonacossa/Folhapress

O que os histéricos de bandeira verde e amarela na mão que odeiam artistas não percebem é que eles, os artistas, são a minoria prejudicada. O pano caiu também para técnicos, para quem fornece a alimentação, transporta, cuida da roupa, limpa, vende ingresso, trabalha nos escritórios, para o vigilante, para o porteiro. A tragédia do palco é uma catástrofe para os bastidores.

Quando o caidaço ministro da Cidadania perdeu a Cultura, o nome da bactéria cujo feito memorável foi atacar uma grande atriz brilhou. Agora era só arrumar um puxado, de fundos, sem vista, para acomodar as sobras. Na Educação, a Cultura deve ter sido corrida a guarda-chuvadas pelo titular. Poderia ir para o Meio Ambiente, que diferença faria um desastre a mais naquela pasta? Ou quem sabe pudesse ser absorvida pela Pesca, os peixes inteligentes dando a ela o valor que os homens negam. Foi parar no Turismo, “Visit and Love Us”, no que deve ser apenas uma escala. O destino provável é a pasta da Damares, aquela que considera a cultura uma inimiga da família. 

Eles não são loucos. Os loucos não merecem a comparação. Eles são é muito, mas muito mal-intencionados.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.