Claudia Tajes

Escritora e roteirista, tem 11 livros publicados. Autora de "Macha".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudia Tajes
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Se a Geórgia foi infiel com a eleição, em quem devemos confiar então?

Coitado do 03, que batizou a filha em homenagem ao mais republicano dos estados americanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coitado do 03, que batizou a filha de Geórgia em homenagem ao mais republicano dos estados americanos. Um estado conservador, orgulhoso de seus brancos, o último a abolir a escravidão. Nos sonhos paternos de 03, o bonito nome de Geórgia talvez funcionasse como uma garantia, esforço subliminar para incutir na prole os valores tradicionais de uma família tãããããão tradicional quanto a dele.

Penso no 03 sofrendo a cada voto de Biden na Geórgia. Logo ele, tão ligado ao grande irmão do norte, o nosso embaixador do hambúrguer. Em cólicas a cada atualização do noticiário. Todo suado, com palpitações, arrancando os cabelos que lhe restam à medida que ia ficando claro que o candidato democrata superaria o segundo presidente mais caricato do planeta —o primeiro fica para a imaginação dos leitores.

Geórgia, sua ingrata.

Houve quem apostasse que, mal raiado o dia, 03 seria visto no guichê de um cartório, tresnoitado, mudando o nome da guriazinha para outro à prova de decepções. Nevada ou Virgínia? Flórida ou Alabama? Kentucky seria uma opção, mas melhor não arriscar com um nome de outro gênero. Nessas coisas não se pode facilitar. Certo mesmo é que, depois da surpresa das urnas pró-Biden, Arizona, nunca mais.

Monte de gosma preta veste terno amarelo e gravata azul com bandeira do Estados Unidos enterrada onde ficaria a cabeça
Cynthia Bonacossa

A fase é de preocupação, e não só para o 03. O 01 foi enfim denunciado por peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indevida e organização criminosa. E o Ministério Público do Rio ainda quer que perca o mandato de senador, se for condenado. Só o que faltava era não perder. Ah, mas ele era chefe de quadrilha em seus tempos de deputado, agora é outra história. Aguarda-se o efeito Decotelli ao contrário, apagar a ficha corrida na impossibilidade de rechear o currículo de glórias.

E tudo isso é pinto se comparado ao que deve estar se passando no coração do 00. É triste ver a pessoa que você mais ama, a que lhe serve de modelo e inspiração, cada vez mais sozinha. Correligionários abandonando o barco. A Melania não conta, essa jamais demonstrou qualquer benquerer mesmo. Pior ainda deve ser antecipar, no sofrimento do seu amor, algo que, quem sabe, pode sobrar para você ali na frente.

Se a Geórgia não foi fiel, confiar em quem?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.