Cláudia Collucci

Jornalista especializada em saúde, autora de “Quero ser mãe” e “Por que a gravidez não vem?”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cláudia Collucci

Menino morre de dengue após passar oito vezes por serviço de saúde

Caso ocorreu em Ribeirão Preto, com 596 registros da doença em janeiro; pai diz que houve falha no atendimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagine você pai ou mãe de um menino de dez anos. Criança saudável que de repente passa a sentir dor no corpo e febre numa cidade em que os casos de dengue estão em disparada.

Você leva seu filho à unidade básica de saúde uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito vezes, durante quatro dias. O menino recebe soro e analgésico e é liberado para voltar para casa. 

Na madrugada do quinto dia, quando o seu filho já está desfalecido, urinando sangue, ele é transferido para uma unidade de emergência. Sofre uma parada cardíaca e morre. Por dengue.

Uma criança de dez anos. Um pai que buscou ajuda no serviço de saúde durante cinco dias seguidos.

O caso é real e aconteceu em Ribeirão Preto. O menino é Denis Bryan Souza, 10. O pai, Michel Rodrigues da Silva.

As declarações do pai à EPTV Ribeirão no último sábado (1) não me saem da cabeça: 

"De segunda a quinta eu estava levando ele (ao posto) de madrugada e de dia, todos os dias. Falavam que era diarreia, que dava para tratar em casa. Eles estavam mandando eu voltar para casa com meu filho desfalecido.”

"Na madrugada de quinta para sexta, ele piorou. Nem se levantava, não falava, estava pálido, parecia até que estava morto na cama, aí corri. Na triagem mesmo, a médica viu e mandou passar ele na frente de todo mundo. Falou para socorrer que ele estava morrendo."

"Se tivessem internado meu filho antes, isso com certeza não teria acontecido. Fiquei sem o meu menino."

Mais desesperador do que ouvir o relato de Michel é a nota em que a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto diz que "até o momento, não verificou nenhuma intercorrência no atendimento." 

Ainda não digeri essa resposta dada no dia seguinte à morte de Denis. No mínimo, digam o de sempre: "foi aberta uma sindicância para apurar blá blá blá..."

Pode ser que ao final de uma eventual investigação se descubra que a morte foi inevitável mesmo, que o menino evoluiu rapidamente para um quadro irreversível. 

Mas penso que a fala contundente de um pai que perambulou cinco dias seguidos por um serviço de saúde e que neste domingo (2) enterrou o seu filho não pode ser desprezada.

É preciso investigar todas as etapas do atendimento de Denis, do começo ao fim. Escutar os profissionais de saúde, avaliar cada conduta adotada e ouvir o pai, sim. Do contrário, eventuais falhas não serão corrigidas e mais mortes potencialmente evitáveis continuarão ocorrendo. 

É a segunda morte por dengue registrada em Ribeirão Preto em 2020. No último dia 15, Maria Gabriela, de oito anos, morreu em circunstâncias bem parecidas, depois de passar duas vezes por uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Dengue hemorrágica.

Até a última sexta (31), Ribeirão tinha registrado 596 casos da doença, um aumento de 134,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram computadas 254 ocorrências em janeiro, segundo a Secretaria de Saúde.

Epidemias de dengue são nossas velhas conhecidas há mais três décadas. Os testes sorológicos estão disponíveis nas unidades de saúde há um tempão, ou pelo menos deveriam estar. Treinamento e capacitação do pessoal de saúde também são feitos aos montes.

Ainda assim, em todas as epidemias ocorrem mortes potencialmente evitáveis, muitas vezes por falhas sistêmicas em serviços públicos e privados de saúde. O que falta para que os sinais da dengue sejam reconhecidos precocemente e tratados de forma correta antes que evoluam para quadros tão críticos e impossíveis de serem revertidos? O que fazer para não perdemos mais vidas como as de Denis e Maria Gabriela?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.