Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes
Descrição de chapéu

O que fazer com a área atualmente ocupada pela Ceagesp

Transformar a área em um distrito de inovação apresenta-se como alternativa de aproveitamento

Foto aérea do galpão com vendedores de frutas, verduras e flores do Ceagesp
O Ceagesp é um dos maiores centros de comercialização atacadista do mundo, movimentando toneladas de produtos - Bruno Poletti/Folhapress

Uma das boas definições para distritos de inovação, importantes modelos para ocupação de áreas urbanas, foi dada por Bruce Katz e Julie Wagner.

De acordo com eles, os distritos de inovação constituem a melhor mistura entre empreendedorismo e instituições educacionais, startups e escolas, empreendimentos de uso misto e inovações tecnológicas, compartilhamento de bicicletas e investimentos financeiros, tudo isso conectado por sistemas de transporte alimentados por energia limpa, estruturado para tecnologia digital, e alimentado por cafeína.

Essa definição reflete o espírito de um modelo de ocupação urbana que usa a inovação tecnológica como alavanca, em um formato de mescla de usos organizados economicamente em torno de uma base imobiliária.

Configurada a mudança da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) para outro local, a área de 650 mil metros quadrados e localização nobre estará à disposição dos planejadores para receber a melhor utilização possível para a cidade. Nesse contexto, o distrito de inovação apresenta-se como excelente alternativa de aproveitamento daquele espaço.

O sucesso na implantação desses distritos está na revalorização das qualidades intrínsecas das cidades, como proximidade, densidade, autenticidade e lugares vibrantes, aliadas aos recursos econômicos, físicos e à rede de contatos. Quando esses recursos se combinam com uma cultura de suporte e de risco podem criar um ecossistema inovador, que estabelece uma relação sinérgica entre pessoas, empresas e local físico, facilitando a geração de ideias.

No caso da área da Ceagesp, o modelo de distrito de inovação que parece mais adequado é o denominado "anchor plus", encontrado principalmente em áreas centrais das cidades. Ele usa desenvolvimento de usos mistos em larga escala em torno de grandes instituições âncoras centrais, e uma base de empresas de inovação.

Um dos bons exemplos de "anchor plus" é o Kendall Square em Cambridge, nos EUA. Nas últimas três décadas, a região deixou de ser um antigo distrito industrial para se transformar em um dos principais centros mundiais de pesquisa e inovação em biotecnologia. A região assistiu ao surgimento de hotéis, prédios de escritórios, restaurantes e lojas que atendem a comunidade do MIT (Massachussets Institute of Technology), do conjunto de empresas de ciência e biotecnologia ali instaladas e dos bairros vizinhos.

A área onde hoje se localiza a Ceagesp está próxima à USP (Universidade de São Paulo). Tem acesso por uma avenida com grande capacidade de tráfego, rápida interligação com as principais estradas do Estado, e é servida por linha de trem metropolitano conectada à rede de metrô. Possui, portanto, várias características para acomodar com sucesso uma implantação desse tipo.

A adoção desse modelo na cidade de São Paulo seria importante, porque os distritos de inovação alavancam a capacidade da cidade de gerar empregos, impulsionando a economia. Tornam-se também indutores do desenvolvimento sustentável, na medida em que podem usar energia renovável como fonte de energia primária e transformar edifícios, ruas e parques em laboratórios urbanos para testar projetos inovadores, em conjunto com empresas de tecnologia e empreendedores.

Estamos diante de uma oportunidade única de realizar em nossa cidade essa experiência inovadora, que poderá servir de exemplo para outras cidades do País. Estudos aprofundados, conhecimento da experiência internacional e adaptação à ambiência econômica e física da cidade são ações importantíssimas para caminharmos na direção da melhor utilização desse importante ativo da cidade de São Paulo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.