Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes
Descrição de chapéu tecnologia

A tecnologia na vida urbana dos chineses

A revolução tecnológica é oportunidade para garantir prosperidade econômica e melhorar a qualidade de vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A urbanização é frequentemente associada a benefícios econômicos e sociais, mas também traz grandes desafios para as cidades. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2050, aproximadamente 70% da população mundial viverá em áreas urbanas.

Embora as cidades ocupem apenas 2% da área terrestre do planeta, elas são responsáveis por 70% do PIB (produto interno bruto) global e consomem mais de 60% da energia utilizada em todo o mundo.

As cidades chinesas, onde está em curso um vigoroso processo de urbanização, certamente não estão excluídas desses desafios.

Computação em nuvem, IoT (Internet das Coisas), big data e tecnologias emergentes se fundem constantemente, transformando-se em inovações que têm impacto significativo na forma de viver das pessoas nas cidades.

As novas tecnologias participam gradualmente, de maneira mais significativa, da vida diária dos chineses, que utilizam aplicativos para telefones celulares acoplados, cada vez mais, a serviços e atividades do dia a dia.

Baseado na política chinesa para o desenvolvimento de cidades inteligentes, o governo lançou um projeto-piloto para a implantação de tecnologias urbanas em 500 cidades.

O grau de dificuldade para a realização desse projeto varia de acordo com o grau de maturidade alcançado por determinadas tecnologias e o estágio de desenvolvimento tecnológico da infraestrutura relacionada à captação e à conectividade de dados.

A mobilidade é uma área em que as tecnologias urbanas estão mais amadurecidas na China. Ela está estruturada pela captação de dados por meio de sensores, interconectados com a estrutura física e com os aplicativos para celulares.

Ao instalar os sensores em todos os espaços para estacionamento, informações em tempo real, como existência de vagas, localização e preços, estão disponíveis nos celulares dos usuários.

Planejamento de viagens sob demanda, baseadas em transporte público, e compartilhamento de veículos usando algoritmos para otimizar rotas são alternativas tecnológicas em implantação nessas cidades.

Edifícios inteligentes usam sensores para coletar e processar dados que permitam tomar decisões durante os processos de construção, utilização e manutenção.

Governança é outra área municipal contemplada pela tecnologia. Programas de coleta de dados permitem a interação com os cidadãos para provisão eficiente de serviços públicos.

O sistema pode aumentar consideravelmente a velocidade, precisão e variedade de interações público-privadas, reduzindo os custos operacionais e aperfeiçoando os modelos de governança por meio de processos que melhor identificam as demandas sociais e aumentam a transparência na formulação de políticas públicas.

Complexos energéticos mais eficientes coordenam oferta e demanda em um único sistema, tornando outras fontes de energia disponíveis ao usuário, sob demanda. Isso pode reduzir a quantidade de energia perdida no sistema, diminuir as distâncias que a energia tem de percorrer para atingir o consumidor e, dessa forma, otimizar o processo e os custos de operação.

A tecnologia está sendo empregada, ainda, em áreas de preservação ambiental e diminuição da poluição, melhoria das condições de empregabilidade e aperfeiçoamento no sistema de saúde, plataformas online que aprimoram o sistema educacional, mecanismos que melhoram a resiliência das cidades e modelos que tornam as áreas urbanas mais seguras implementando sistemas capazes de identificar, analisar e atuar sobre potenciais ameaças.

O exemplo chinês nos mostra que a revolução tecnológica, bem planejada e estruturada, deve vir para todas as cidades. Essa transição tecnológica para o futuro oferece uma imensa oportunidade de garantir prosperidade econômica, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.