Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes

É preciso tornar as cidades amigáveis à amamentação materna

Conforto emocional tem influência significativa na adoção do processo por mães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Especialistas em todo o mundo concordam que a amamentação tem uma influência significativa no desenvolvimento e na trajetória de vida das crianças.

O aleitamento materno, além de melhorar as taxas de sobrevivência infantil e proteger as mães de alguns tipos de câncer, tem sido associado ao aumento do QI (Quociente de Inteligência) e à redução da obesidade na vida adulta.

A amamentação também ajuda a aliviar a carga no sistema de saúde, na medida que pode reduzir a incidência de muitas doenças crônicas durante a infância.

Entretanto, nas cidades, e em alguns espaços específicos, não há locais confortáveis e convidativos para o aleitamento materno.

Se quisermos garantir a disseminação de seus efeitos positivos, é necessária a reflexão sobre as causas do desconforto causado em algumas pessoas pelo ato da amamentação nas áreas urbanas, para que, assim, seja possível garantir às mães locais adequados para a amamentação.

Pesquisadoras da La Trobe University, na Austrália, têm se dedicado ao estudo desse assunto, e apontam importantes recomendações para se atingir esses objetivos.

Os estudos demonstram que a ergonomia do conforto físico é muito bem compreendida, mas a do conforto emocional nem tanto, embora ela tenha uma influência significativa na amamentação.

Por exemplo, se uma mãe se sente insegura ou teme ser reprovada quando amamenta em público, é menos provável que ela o faça. No entanto, se ela sentir que é importante amamentar, isso pode ser o suficiente para superar essa desaprovação ou o desconforto emocional.

Os resultados das pesquisas indicaram que existe um ciclo virtuoso entre a estruturação de ambientes de alta qualidade, que apoiem a amamentação, e as atitudes das pessoas.

Muitas mulheres acham reconfortante ver outras mulheres amamentando em um espaço público adequado, oferecendo-lhes evidências de que elas também podem fazê-lo. Para as mulheres, um ambiente confortável, agradável e seguro, em um espaço compartilhado, pode ser o principal requisito para amamentar.

Segundo as pesquisadoras, criar a sensação de que nossas cidades são amigáveis à amamentação requer cultivar mudanças nos corações e nas mentes das pessoas, na mesma medida em que ocorrem as mudanças efetivas nos espaços físicos.

Aliás, essas mudanças vão muito além de apenas melhorar o projeto de salas de amamentação, que oferecem uma opção para as mulheres que buscam privacidade, mas mantêm a amamentação como uma atividade oculta, que deve ser escondida.

Isso pode deixar transparecer uma percepção hostil no que diz respeito à amamentação em áreas públicas, exigindo que as mães restrinjam suas vidas aos lugares onde esses ambientes podem ser facilmente encontrados.

Da mesma forma, não é prático aumentar muito o número de locais exclusivamente dedicados à amamentação. Isso exigiria muito espaço e o investimento de recursos, que poderiam ser utilizados para outras finalidades, até mesmo na área da saúde.

Portanto, cidades amigáveis devem ser lugares onde não só existam áreas dedicadas à amamentação, mas espaços públicos que, além de permitir às mulheres participarem e desfrutarem a vida comunitária, possibilitem que locais de trabalho, parques, shopping centers e prédios públicos sejam utilizados de forma confortável e discreta para a amamentação.

Assim, se tornarmos os locais acolhedores e mais confortáveis fisicamente, essas mães “pioneiras” podem ajudar a mudar atitudes e encorajar outras mulheres a escolherem também esses lugares para amamentar seus filhos.

Investimentos em planejamento e implantação física de locais acolhedores para o aleitamento materno em espaços públicos, estrategicamente distribuídos, além de garantir a disseminação dos benefícios da amamentação para a população, provavelmente, fomentarão a visão geral de que essa atitude é acolhida por toda a sociedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.