Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes

Vitalidade urbana, um aspecto fundamental da qualidade de vida

Adensamento populacional funciona como importante combustível para criatividade e produtividade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​A conceituação de vitalidade urbana pode ter vários contornos. A definição proposta por Jane Jacobs, importante ativista norte-americana, a relaciona à intensidade da concentração das pessoas, mas podemos considerá-la como sendo a energia que flui dentro da cidade, por meio de uma densa e socialmente heterogênea população de pedestres que circulam por seus espaços.

Entretanto, a intensidade da concentração de pessoas tem tido relevos dos mais diferentes nas últimas décadas. A rápida expansão da população e a grave escassez da capacidade de suporte da infraestrutura urbana trouxeram congestionamento de tráfego, poluição ambiental, desordem, baixa eficiência de operação, exposição a pandemias e outros problemas que restringem seriamente o desenvolvimento sustentável das cidades.

Portanto, a análise dos padrões de vitalidade urbana, não só em relação às características espaço-temporais, mas também àquelas relacionadas com a coesão social e o bem-estar da população, é necessária para aliviar os problemas ligados à intensa expansão urbana e para potencializar seus efeitos positivos no desenvolvimento e funcionamento das cidades.

O avanço da tecnologia e o surgimento do Big Data nos traz a oportunidade de estudar o arranjo dinâmico da população, e possibilita a medição quantitativa dos padrões de distribuição espacial e temporal da vitalidade urbana.

Pesquisadores chineses, utilizando informações de telefones celulares na cidade de Nanjing, na China, dividiram a cidade em várias áreas e analisaram os padrões de vitalidade em cada uma delas, de forma combinada com as características de uso do solo e pontos de interesse da cidade. Foram avaliados os padrões de distribuição espacial e temporal de vitalidade nas diferentes áreas, e sua correlação com o uso do solo. Restou comprovado que a densidade nos pontos de interesse da cidade, as características múltiplas de uso do solo, e atributos da infraestrutura possuem fortes correlações com a vitalidade urbana. O nível de adensamento populacional funciona como importante combustível para criatividade e produtividade, com consequências positivas na vitalidade.

A intensidade de uso do espaço é outro elemento relevante. A qualidade do ambiente urbano influencia o número de atividades realizadas, determinando a conexão entre a intensidade do uso do solo e as características físicas do espaço.

A relação quantitativa e qualitativa entre espaços públicos e privados também é determinante nos níveis de vitalidade de uma determinada região. Em muitos casos, áreas privadas de uso público podem melhorar essa relação e impulsionar a vitalidade local.

Vários estudos têm demonstrado que o ambiente construído desempenha papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção de laços sociais entre os moradores de uma cidade. Alguns fatores que determinam o nível de uso do espaço público, como presença de amenidades locais; elementos com água, como fontes, arte pública e mobiliário público; presença de grama para sentar; e ações que melhorem o microclima, também podem ampliar a vitalidade urbana e o senso de comunidade em nível local.

A existência das cidades adquire sentido pela existência dos cidadãos, que a revigoram por meio de seu comportamento e por sua interação com os espaços urbanos. Quanto mais as pessoas estiverem ativamente presentes nas ruas, e maior for a participação de indivíduos na vida urbana –com suas diversidades como idade, sexo, origem étnica, classe econômica, status social etc.–, mais a cidade se torna um ambiente seguro e vívido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.