Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes

Iniciativas que podem revolucionar a agricultura urbana

Modalidade facilita o acesso aos alimentos e reconecta as comunidades à prática de cultivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A agricultura urbana tem se desenvolvido nos últimos anos com a utilização de novas tecnologias e novos conceitos, principalmente para ajudar a resolver problemas de insegurança alimentar nas cidades e em áreas suburbanas.

O cultivo de alimentos nas cidades pode se desenvolver de várias formas, como jardinagem nos quintais, telhados e varandas, hortas comunitárias em terrenos baldios e parques, agricultura urbana na beira das estradas de acesso às cidades, pastagem de gado em espaço aberto e instalações intensivas de hidroponia interna ou de aquicultura.

A agricultura urbana facilita o acesso aos alimentos e reconecta as comunidades à prática de cultivo. Entretanto, o desenvolvimento empresarial dessa atividade vem ganhando contornos expressivos em várias partes do mundo, o que pode indicar um novo direcionamento.

Horta comunitária Ocupação 9 de Julho - Ronny Santos - 18.nov.2021/Folhapress

Na busca pelo incentivo ao desenvolvimento da agricultura urbana, algumas iniciativas têm se mostrado relevantes como alternativas que procuram encontrar as melhores formas de avançar para uma evolução consistente.

A empresa AeroFarms, sediada em Newark (EUA), constrói e opera fazendas verticais urbanas para permitir o aumento da escala de produção e aumentar a disponibilidade de alimentos seguros e nutritivos.

Desde a sua fundação, a empresa tem atuado como alternativa às cadeias convencionais de fornecimento de alimentos, construindo fazendas ao longo das principais rotas de distribuição em áreas urbanas.

A empresa usa aeroponia para cultivar folhas verdes, técnica que permite a produção de alimentos sem usar o solo e sem depender da luz do sol, em um ambiente totalmente controlado. A tecnologia permite a produção durante todo o ano, e utiliza 95% menos água do que a agricultura convencional.

Outra experiência interessante está sendo desenvolvida pela empresa Agricool, uma startup francesa que cultiva morangos em contêineres espalhados por áreas urbanas. A empresa adapta contêineres antigos e não utilizados para acomodar um sistema de luzes LED, alimentado por energia limpa e aeroponia, que permite o cultivo de morangos durante todo o ano.

A Agricool também trabalha na construção de uma rede de agricultores urbanos, usando um programa de capacitação chamado Cooltivators, que tem o objetivo de abrir oportunidades de trabalho no setor agrícola para os moradores da cidade.

Bowery Farming, startup de agricultura "indoor", opera na área metropolitana de Nova York, e usa software e robótica para cultivar produtos dentro de armazéns e subúrbios.

Ao controlar todos os aspectos do processo de cultivo, a startup é capaz de produzir folhas verdes e ervas utilizando quantidades mínimas de água e energia por metro quadrado. A tecnologia também possibilita o cultivo de produtos personalizados para chefs e restaurantes, como couve mais macia e rúcula mais apimentada.

Desde a sua criação, em 2017, a Bowery Farming está expandindo as operações além de seu armazém em Nova Jersey para construir fazendas verticais em outras cidades e, finalmente, aproximar a produção eficiente de alimentos dos consumidores.

A startup alemã InFarm, sediada em Berlim, desenvolve sistemas modulares de agricultura "indoor" para levar a agricultura para as cidades, evitando o transporte de alimentos em longas distâncias. A empresa foi pioneira na instalação dos sistemas modulares em restaurantes, escolas, hospitais e shopping centers. As operações se expandiram para distribuir fazendas portáteis em bairros e supermercados na Alemanha, Dinamarca, França e Suíça.

Uma fazenda urbana de cogumelos em Roterdã, na Holanda, mantém o foco na conscientização acerca do potencial da economia circular para abordar questões ambientais. O sistema de circuito fechado da fazenda usa borras de café coletadas de empresas locais na transformação dos fluxos residuais em alimentos. O viveiro de cogumelos, construído com contêineres antigos, usa painéis solares para alimentar as operações da fazenda e veículos elétricos na entrega de produtos. A equipe da fazenda oferece passeios para educar os cidadãos sobre sistemas circulares e treina empreendedores que desejam implantar uma fazenda de cogumelos.

Essas são algumas dentre as inúmeras iniciativas ao redor do mundo que devem estruturar, de forma bastante sólida, o exercício da agricultura urbana como meio definitivo e sustentável de encontrar as inúmeras maneiras pelas quais as cidades podem produzir alimentos e criar melhores ligações entre os sistemas rurais e urbanos, com potencial para revolucionar os modelos de produção de alimentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.