Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

Europa unida jamais será vencida

Pesquisa mostra que coesão europeia não foi abalada em dez anos, mas há exceções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manifestantes agitam bandeiras da União Europeia e do Reino Unido em frente ao Parlamento britânico, em Londres
Manifestantes pró-União Europeia protestam contra a saída do Reino Unido do bloco em frente ao Parlamento britânico, em Londres - Daniel Leal-Olivas - 5.fev.2018/AFP

Crise econômica, crise dos refugiados, avanço de partidos xenófobos, o "brexit" --tudo somado, a impressão de quem acompanhou o noticiário dos últimos dez anos seria a de que a Europa unida estava se dissolvendo.

É só impressão: o ECFR (sigla em inglês para Conselho Europeu de Relações Exteriores) acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre o, digamos, estado de espírito dos europeus (instituições e indivíduos) em relação à coesão europeia, ou seja, sobre a disposição dos Estados e cidadãos europeus de cooperarem entre si.

Conclusão: "Embora alguns países individualmente tenham se tornado mais isolados, o nível geral de coesão —a 'cola' que mantém a UE junta— aumentou ligeiramente nos últimos dez anos".

Ou, resumindo ainda mais: "Longe de se desintegrar, a UE parece estar se tornando mais forte".

O estudo cobre uma porção de ângulos, tanto no aspecto institucional como no individual. Fixei-me mais no individual por entender que as instituições europeias estão mais ou menos condenadas a se integrar. Basta ver os problemas que o Reino Unido criou para si mesmo com o "brexit" para imaginar o drama que seria desvincular-se da UE para países menores e menos ricos do que a terceira economia europeia.

Já a coesão individual é mais indicativa da adesão ou rechaço ao espírito europeu. O ECFR (em cujo sítio pode-se encontrar a íntegra do estudo) usa dez indicadores para medir desde o fato de o cidadão ter ou não visitado outro país europeu no ano passado até a evolução do voto em siglas xenófobas/nacionalistas.

A coesão individual aumentou entre 2007 e 2017 em 20 dos 28 países pesquisados, permaneceu idêntica em dois deles e só retrocedeu nos seis restantes.

O problema é que, entre os seis, aparecem justamente as maiores economias da Europa depois da Alemanha (um dos países mais europeístas): França, Itália e Espanha, além de Grécia e os novos eurocéticos Hungria e Polônia.

O relatório deixa claro que "a grande preocupação é a Itália, cuja queda combinada em coesão estrutural e individual (menos 1,7 ponto) é a maior entre todos os Estados da UE".

Pior: "A Itália passou de ser um dos países mais pró-Europa a um dos mais insatisfeitos com a Europa".

Aumenta a preocupação o fato de que a Itália vai às urnas em menos de um mês (a 4 de março), com chances de que partidos nacionalistas e/ou eurocéticos obtenham votações muito importantes.

É natural, portanto, que o autor do estudo, Josef Janning, diga que "embora a UE seja muito mais resiliente do que as manchetes dos tabloides fazem você acreditar, os resultados mostram o impacto das crises no engajamento dos cidadãos". Propõe que a integração institucional seja acompanhada de incentivos com os quais os cidadãos possam se identificar mais diretamente.

A importância de uma Europa forte e viva aparece nitidamente no comentário de Carlos Yárnoz para "El País": "A UE tem demonstrado ser o mais potente ímã para que os candidatos [à adesão] elevem seu nível democrático, de respeito aos direitos humanos e às regras da economia de mercado".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.