Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu

Em eleições, Itália achou o que o Brasil busca

5 Estrelas encarnou o 'novo' que tanto se busca, para seduzir um eleitor desencantado, cá como lá

Líder do Movimento Cinco Estrelas, Luigi di Maio, 31, aparece no palco enquanto a militância do partido atira balões e flameia bandeiras em evento em Pomigliano D'Arco, na Itália
Líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi di Maio, 31, aparece no palco enquanto a militância do partido atira balões e flameia bandeiras em evento em Pomigliano D'Arco, na Itália - Ciro de Luca - 6.mar.2018/Reuters

Em 1888, meu avô, Giovanni Favaron, subiu a um barco no porto de Gênova para vir trabalhar na lavoura do café em São Paulo. Fugia do desencanto que provocava nele e em seus companheiros de emigração a miséria do seu Vêneto natal.

Desencanto que atravessou o oceano e os anos, a ponto de, quando eu começava a entender um pouco as coisas, ouvi-lo resmungar de quando em quando: "Piove, governo ladro".

Se, no século 19, já havia italianos capazes de achar que até a chuva era culpa do "governo ladrão", alguma surpresa com o fato de que 54% dos eleitores tenham votado no último domingo (4) em partidos antissistema, antipolítica, anti-Europa, anti-imigrantes, antitudo?

Convém, no entanto, separar as coisas: o voto na Liga, o partido xenófobo, faz parte do fascínio que uma pequena parcela dos italianos sempre sentiu pelo fascismo.

Se teve 17% dos votos desta vez, quatro vezes mais que no pleito anterior (2013), é porque a imigração tornou-se de fato um problema. Mas não é uma novidade.

A notícia do domingo chama-se Movimento 5 Estrelas, o mais votado isoladamente (32%).

O M5S foi o estuário em que desaguou o desencanto dos italianos com o mundo político, mas somou ao aproveitamento dele uma absoluta novidade: "O M5S é algo que o mundo deveria estudar. É o único partido que conectou a política com a revolução digital", disse a El País o escritor italiano Alessandro Baricco.

E acrescentou uma frase que deveria chamar a atenção dos brasileiros interessados em política (especialmente os enfastiados com ela): essa conexão entre política e revolução digital "acontecerá em todos os lugares".

A inserção do M5S no mundo digital é, a rigor, a única coisa que se pode afirmar com clareza sobre suas ideias e propósitos. Afinal, Beppe Grillo, o comediante que o inventou em 2009, acaba de defini-lo assim, se é que pode chamar de definição uma frase como esta: "Somos um pouco democrata-cristãos, um pouco de direita, um pouco de esquerda e um pouco de centro. Podemos nos adaptar a qualquer coisa".

Um levantamento da Ipsos Public Affairs, publicado na quarta (7) pelo jornal Il Sole 24 ore, confirma que o eleitor do M5S também tem uma identidade difusa: "A coisa que mais chama a atenção na vitória do 5 Estrelas é a transversalidade", diz o relatório, ou seja o fato de que o votante do movimento atravessa gerações, profissões e classes sociais.

Prevalecem os jovens, a ponto de ter obtido a preferência de 26% dos que votavam pela primeira vez, porcentagem que mais que duplica o primeiro voto nos partidos que o seguiram nesse tipo de eleitor.

Resume Mario Calabresi, diretor do jornal La Repubblica, em artigo para El Pais: "Esse amarelo [a cor do M5S] é o grito dos que se sentem excluídos do futuro e perderam toda a confiança na política tradicional."

Meu avô tinha idêntico sentimento e seu "voto" foi fugir para o Brasil. Triste é verificar que, agora, essa terra que era da esperança abriga um bom número que compartilha sensações similares em ano igualmente eleitoral.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.