Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

Trump abre guerra com o mundo

Em vez de América Primeiro, está criando América sozinha

A foto do encontro do G7 mostra a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes conversando com Donald Trump, que afirmou que a cena foi 'amigável' - Jesco Denzel - 9.jun.2018/Bundesregierung/AFP

Ou o presidente americano, Donald Trump, tem na cabeça um plano fantástico do qual o mundo inteiro não tem nem cheiro ou tudo o que ele conseguirá com sua obsessão com o “América primeiro” é deixar a “América sozinha”.

Não creio que será bom para os EUA e certamente terá consequências para o resto do mundo, Brasil inclusive.

O “América sozinha” ficou claramente desenhado neste mês. Primeiro, Trump brigou com seus parceiros históricos do G7, também seus principais parceiros comerciais, se tomados em conjunto.

Agora, no fim da semana, ataca a China, a segunda maior potência econômica do planeta, além de uma impressionante usina comercial. 

É bom lembrar que, por mais que Trump tenha lá suas simpatias por Vladimir Putin e seus modos autoritários, os EUA mantêm sanções à Rússia desde a ocupação da Crimeia.

Ainda há o impasse na renegociação do Nafta (o acordo de livre-comércio da América do Norte) —ou seja, uma controvérsia com os dois países que fazem fronteira com os EUA. 

Para não mencionar a retirada do acordo do clima de Paris, o que significa romper com um entendimento que reuniu praticamente todo o planeta.

Por fim, há a saída do acordo nuclear com o Irã, na contramão de todos os países com poder de veto do Conselho de Segurança da ONU (mais a Alemanha), que o assinaram junto com os americanos. É ou não a “América sozinha”?

É o que diz também uma economista conservadora, Anne Krueger, ex-economista-chefe do Banco Mundial, em artigo para o Project Syndicate, analisando apenas o aspecto comercial do “trumpismo”:

“No segundo ano de sua Presidência, Donald Trump dobrou sua aposta em sua marca de nacionalismo econômico ‘América Primeiro’, ao fazer demandas impossíveis aos aliados americanos e ao escalar uma guerra comercial de múltiplas frentes. Ao fazê-lo, no entanto, ele só consegue garantir que os próprios americanos arcarão com os custos”.

Mesmo um governador republicano como John Kasich (Ohio) discorda do enfoque de seu correligionário, embora até entenda as queixas dos que se sentem prejudicados pela globalização (esta também, é bom que se diga, uma invenção primordialmente dos EUA).

No número da revista Foreign Affairs que começou a circular neste fim de semana, Kasich começa dizendo que “o sistema internacional que os EUA e seus aliados criaram após a Segunda Guerra Mundial beneficiou o mundo inteiro, mas o engajamento político e econômico global deixou os americanos demais para trás”.

São esses americanos que Trump prometeu resgatar, durante a campanha e após a vitória. Mas Kasich acha que, “embora os líderes americanos devam sempre pôr os interesses americanos em primeiro lugar, isso não significa que temos que construir muros, fechar mercados ou isolar os EUA agindo de forma a alienar nossos aliados”.

Não é preciso, portanto, recorrer a análises dos opositores para desconfiar de que a política do Trump não vai prestar. Se só os americanos pagarem por ela, problema deles. Mas, para o Brasil, o problema é que nem há um governo em funções capaz de reagir à guerra comercial à vista nem candidatos que pensem no tema. É o “Brasil sozinho” também.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.