Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

Trump, no último degrau da degradação

Nunca antes neste planeta se ofendeu tanto um governante

Após 55 de jornalismo, a maior parte deles cobrindo política nacional e internacional, achava que já tinha ouvido todas as qualificações mais pesadas que se podem usar contra governantes, à direita ou à esquerda.

Ainda mais nos anos recentes, em que as redes sociais permitem que livre-atiradores pratiquem emboscadas contra os que detestam, sem precisar prestar contas.

Não é que me enganei? Donald John Trump conseguiu bater qualquer recorde anterior de condenações veementes por parte da mídia e/ou de seus adversários políticos. Até mesmo de correligionários, como mostrou nesta Folha o sempre atento e cirúrgico Nelson de Sá.

Mas o ápice da crítica apareceu nesta terça-feira (17) em The New York Times. Michelle Goldberg titula assim sua coluna: "Trump mostrou ao mundo que ele é lacaio de Putin".

Donald Trump e Vladimir Putin se cumprimentam durante entrevista conjunta após cúpula bilateral, na segunda (16), em Helsinque
Donald Trump e Vladimir Putin se cumprimentam durante entrevista conjunta após cúpula bilateral, na segunda (16), em Helsinque - Kevin Lamarque/Reuters

Michelle não é uma colunista em busca de seus 15 minutos de fama por meio de um ataque tão frontal ao presidente de seu país. Fama, ela já tem suficiente. Ganhou até o principal prêmio jornalístico americano, o Pulitzer, por fazer parte de uma equipe que denunciou assédio sexual em locais de trabalho.

Quando ela usa “lacaio de Putin”, está apenas expressando a imensa indignação de parte importante do público e do establishment americanos com o desempenho de Trump no encontro com o líder russo.

A força da crítica é mais fácil de medir quando se sabe que os americanos passaram quase toda a segunda metade do século passado vendo comunistas em toda parte. Mesmo depois que o comunismo perdeu a batalha ideológica para o capitalismo de que os Estados Unidos são os campeões, tudo que cheirasse mesmo remotamente a União Soviética, Rússia, comunismo e adjacências era (ou ainda é) anátema.

Ser “lacaio” de um líder russo, ainda por cima ex-integrante dos serviços soviéticos de espionagem, é muito mais grave do que xingar a mãe ou acusar alguém de pedófilo.

Michelle não se contentou com esse rótulo: escreveu ainda que a Presidência Trump é uma “abominação repulsiva".

Não vou nem comentar o encontro Trump/Putin, pela simples razão de que já o fiz no domingo (15) com a seguinte abertura: “Por fim, Donald Trump chega nesta segunda-feira (16) a um encontro em que se sentirá confortável. Será com o presidente russo Vladimir Putin, ao qual já deu inúmeras mostras de admiração (e, no íntimo, de agradecimento pelas intervenções russas a seu favor durante a campanha eleitoral de 2016. Digo no íntimo porque, publicamente, não pode admitir que elas existiram)".

É isso. Qual a surpresa em que ele negue, de público, o que a inteligência americana comprovou?

O que ficou do encontro não é o que se disse ou se deixou de dizer, até porque pouco do que Trump diz é digno de se escrever. O que ficou é a escalada de desqualificações ao presidente da que é, ainda, a mais poderosa nação do planeta.

Quando um colunista espetacular como é Martin Wolf, do Financial Times, tasca em Trump o rótulo de “ignoramus", como o fez na semana passada, e quando outra colunista de jornal relevante o considera “repulsiva abominação", nada mais resta a dizer sobre Trump.

Felizes os tiranetes e os medíocres incompetentes espalhados por aí. Ficam parecendo estadistas porque não há rótulos a eles destinados que possam ser mais agressivos do que os usados para o presidente americano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.