Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Eleições 2018

Novo governo começará antes da posse

Face externa da Presidência terá que surgir já em novembro

O novo governo brasileiro terá que se apresentar, pelo menos em sua face para o exterior, apenas um mês depois do segundo turno e, portanto, um mês antes da posse.

Explico: dia 30 de novembro, começa em Buenos Aires a cúpula do G20, o clubão das 20 maiores economias do planeta, no qual o Brasil teve razoável relevância no período Luiz Inácio Lula da Silva e foi murchando com Dilma Rousseff e mais ainda com Michel Temer.

Se sobrou algum bom senso no mundo político brasileiro, seria razoável que a equipe do novo governo fosse incorporada ao grupo que está negociando os temas da cúpula. Não chego a propor algo como o que se fez na Cúpula das Américas de 1994, em que o presidente Itamar Franco levou a Miami o seu sucessor, já eleito, Fernando Henrique Cardoso. Eram tempos de vinho e rosas; hoje são tempos de fel.

Mas pelo menos alguns negociadores do novo governo deveriam incorporar-se à equipe brasileira, pela óbvia razão de que o que for discutido e eventualmente decidido no G20 valerá menos para o finzinho do governo Temer e muito mais para o próximo presidente.

Pelo teor das discussões entre os negociadores, no dia 14 de setembro, a cúpula será uma espécie de ringue para que Estados Unidos e China troquem golpes como parte da guerra comercial que Donald Trump deslanchou e os chineses responderam.

Nesse encontro preliminar, ficou decidido que as divergências seriam levadas para a reunião de cúpula, à qual, em princípio, devem comparecer Trump e Xi Jinping. De quebra, está prevista a discussão da reforma da Organização Mundial do Comércio.

Será, portanto, a ocasião perfeita para que o novo governo comece a definir sua política externa frente aos dois gigantes, EUA e China.

A julgar pelos programas de política externa dos candidatos, esmiuçados pela sempre competente Patrícia Campos Mello, a relação com os Estados Unidos será ou de alinhamento incondicional, quase vassalagem, se Jair Bolsonaro ganhar. Se, no entanto, der Fernando Haddad, será pragmática, antecipou Celso Amorim, o chanceler em todos os oito anos de Lula e com grandes chances de voltar ao cargo com Haddad.

Alinhamento incondicional é sempre ruim e, além disso, não faz parte do repertório do Itamaraty. Nem na ditadura militar —​que contou com auxílio americano para se instalar—  as relações foram de vassalagem. É verdade que o Brasil da época prontificou-se sempre a ser parte do escudo anticomunista que os Estados Unidos procuravam erguer na América Latina.

Nem por isso, deixaram de surgir divergências em especial na área de comércio e também na nuclear. Tanto que o governo de Ernesto Geisel (1974-79) teve que procurar na Alemanha um acordo para a construção de oito usinas nucleares, porque os Estados Unidos suspenderam o fornecimento do urânio enriquecido para novas usinas.

Agora que a guerra fria acabou, fica restrito o campo para cooperação contra o comunismo, o que tende a deixar mais fortes as perspectivas de divergências na área comercial.

Trump, como se tem visto, não tem o menor cuidado em desancar aliados tradicionais. Não parece haver razão para que deixe de fazê-lo com um admirador confesso como Bolsonaro.

Quanto à China, a perspectiva é de conflito aberto. Como relatou Patrícia, o candidato declarou em vídeo deste ano que “a China não está comprando no Brasil, está comprando o Brasil.” Na verdade, a China está comprando meio mundo.

Alinhar-se com os Estados Unidos contra a China é correr riscos com os dois países, justamente no momento em que há uma disputa não tão disfarçada pela hegemonia global.

Já se for Haddad o presidente, a relação será “pragmática", antecipou Amorim. O pragmatismo funcionou bem para Lula, tanto com George Walker Bush como com Barack Obama, os dois presidentes do período Lula/Amorim. Acontece que ambos eram pessoas normais, com políticas definidas.

Trump não é um presidente normal e nem tem regras de conduta definidas. O pragmatismo pode, portanto, não funcionar com ele.

Ainda mais que, em seu recente livro sobre o governo Trump, o jornalista Bob Woodward relata que, em dado momento, Trump escreveu, com as maiúsculas que costuma usar: “TRADE IS BAD" (o comércio é ruim).

Para o Brasil, qualquer que seja o governo, comércio não é ruim, não. Ao contrário, pode ser vital para uma economia cambaleante.

Tudo indica, pois, que até em política externa, algo que raramente emociona o brasileiro, virão tempos de borrasca.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.