Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Armínio Fraga me representa

Um raro economista que pensa muito além da economia

Fiquei fã de Armínio Fraga ao encontrá-lo pessoalmente pela primeira vez, antes mesmo que ele pudesse abrir a boca para me cumprimentar.

Ou seja, não foram suas ideias que me agradaram pelo óbvio motivo de que nem tivera tempo de falar delas.

O que me cativou foi a maneira despojada com que se apresentou no Hotel Hilton de Berlim, para uma reunião do G20, então restrito a ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais (ele era um deles). O grupo só teve um upgrade com a crise de 2008, quando passou a ser de chefes de governo.

O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, em foto de abril deste ano
O ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, em foto de abril deste ano - Zanone Fraissat-18.abr.18/Folhapress

Armínio chegou sozinho ao hotel, carregando ele próprio a sua malinha que não era nenhuma Louis Vuitton, e fez ele próprio o check-in. Fez, enfim, o que todo ser humano normal faz, mas que não costuma ser a regra para funcionários públicos graduados.

Cansei de ver a elite do funcionalismo estar cercada de uma leva de “aspones", que carregam a mala do chefe, fazem o check-in no hotel e, se bobear, até abrem a porta do quarto.

A propósito, conto uma historinha que o velho sábio que habitava esta Folha repetia com frequência: certa vez, ele disse ao então governador Abreu Sodré (1967/71) que não entendia por que esse veterano político quis ser governador se era evidente que seu palco preferido era o Parlamento. Respondeu Sodré: “Ah, meu amigo, se você soubesse como é bom durante quatro anos não precisar nem sequer pôr a mão na fechadura da porta, porque sempre tem alguém para abri-la".

Ver o presidente do Banco Central do Brasil dispensar a mordomia historicamente associada a cargos públicos relevantes foi, pois, uma surpresa agradável.

Quase 20 anos depois, eis que Armínio me presenteia com outra agradável surpresa, na entrevista que concedeu a Alexa Salomão desta Folha.

Reproduzo o trecho que me encantou: “As pessoas precisam de um bom sistema econômico, e esse sistema econômico vive grudado umbilicalmente ao sistema político e à sociedade. Ele precisa dar respostas a vários temas. Mesmo quando falamos de economia, precisamos incluir hoje, aqui no Brasil, temas como Estado de Direito, respeito às minorias, fim da desigualdade, combate à violência —com uma postura de paz em relação à violência. Se não tocarmos nesses grandes temas, estamos deixando algo muito importante de fora".

Bingo, Armínio. Os economistas, em especial os brasileiros, dão sempre a impressão de que acham que a economia é um universo particular desligado da vida real. Hoje em dia, então, a maioria parece achar que, ajustadas as contas públicas (o que é necessário, sem a menor dúvida), o Estado de Direito será respeitado, as minorias sentir-se-ão protegidas, a desigualdade acabará, a violência sumirá das ruas e crescerá não só o produto interno bruto mas também a felicidade nacional bruta.

Não sei se a proposta de Armínio para a reforma da Previdência é ou não a correta, se suas opiniões sobre o ajuste da economia são ou não as melhores. Mas, se não se incluir na pauta econômica o conjunto de valores exposto por Armínio, corre-se o risco de, na melhor das hipóteses, de repetir frase famosa do general Médici, aquela segundo a qual “o país vai bem, o povo vai mal". Isso, na melhor das hipóteses, porque há também boa chance de nem um nem o outro irem bem.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.