Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

E deu mesmo outro 'Bolsonaro'

El Salvador também preferiu um 'outsider'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ler o relato de El Faro, excelente publicação digital salvadorenha, sobre a eleição deste domingo (3) é como reler muito do que a mídia brasileira escreveu sobre a vitória de Jair Bolsonaro em outubro passado.

Ganhou mesmo, como se imaginava neste espaço na quarta-feira (29), o que chamei de Bolsonaro salvadorenho, Nayib Bukele, 37. Obteve 53,7% dos votos, 22 pontos à frente de Carlos Calleja, da Arena.

Nayib Bukele fala com a imprensa após declarar vitória na eleição presidencial de El Salvador neste domingo (3)
Nayib Bukele fala com a imprensa após declarar vitória na eleição presidencial de El Salvador neste domingo (3) - Marvin Recinos/AFP

A principal coincidência entre as duas eleições é a que vale a pena recuperar, por mostrar uma tendência mais ou menos universal: o atropelamento dos partidos tradicionais por uma figura que se proclama um “outsider", embora tenham —Bolsonaro e Bukele— antecedentes na vida pública.

O brasileiro ficou escondido 27 anos na Câmara dos Deputados. Bukele foi prefeito de Nuevo Cuscatlán e da capital, San Salvador.

El Faro lembra que é a primeira eleição desde a redemocratização (operada em 1992 mas com o primeiro pleito democrático em 1994) em que não ganha nem a ultradireitista e reacionária Arena (Aliança Republicana Nacionalista) nem a esquerdista (ma non troppo) Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional.

Arena e FMLN ficaram, cada uma, dez anos no poder.

No Brasil também, desde o mesmo ano de 1994, PSDB e PT se revezaram no poder, até a irrupção de Jair Bolsonaro.

É razoável supor que tanto Bolsonaro como Bukele ganharam menos por seus próprios méritos e mais pelo desencanto com os partidos tradicionais.

No caso de El Salvador, desencanto tamanho que levou quase a metade do eleitorado a não votar no domingo: compareceram apenas 51,3% dos eleitores, quase dez pontos percentuais menos do que os 60,9% que votaram no pleito anterior, em 2009.

Desencanto fácil de explicar, no Brasil como em El Salvador. O fator principal a corroer o prestígio dos partidos tradicionais é a corrupção. No Brasil, é desnecessário lembrar a quantidade de políticos graúdos dos mais diferentes partidos que ou estão presos ou sendo investigados.

No Brasil como em El Salvador, ex-presidentes estão presos. Lula, claro, no Brasil, e Antonio Saca (da Arena) em El Salvador, para não mencionar Maurício Funes (FMLN), amigo de Lula e refugiado na também corrupta Nicarágua.

Como ocorreu com o PT em 2018, a FMLN sofreu uma sangria impressionante de votos: não chegou a 14% (teve 13,9%), seu pior desempenho nas seis eleições realizadas em democracia.

Quando o maior país da América Latina, o Brasil, e o menor deles, El Salvador (também conhecido como El Pulgarcito de América, o pequeno polegar), coincidem em termos político-eleitorais, é hora de políticos e acadêmicos começarem a analisar o que diabos está acontecendo.

Inquieta quem crê na democracia que uma publicação independente e séria como El Faro, no editorial do domingo da eleição, tenha se visto obrigada a conclamar: “A votar, embora não seja a solução".

Quanta gente não disse o mesmo no Brasil, em outubro de 2018?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.