Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu

Quem se comunica não se trumbica

Líder mexicano fala todas as manhãs a todos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todas as manhãs, menos nos fins de semana, recebo do jornal mexicano Milenio um vídeo com o que a publicação chama de “las mañaneras de AMLO", as entrevistas coletivas matinais de Andrés Manuel López Obrador, o presidente.

Ele fala, a partir do indigesto horário das 7h da manhã, de segunda a sexta-feira, em um saudável exercício de prestação de contas. As entrevistas são acompanhadas por todos os meios de comunicação devidamente credenciados, críticos (a maioria) ou apoiadores do presidente.

O El País, da Espanha, diz que o evento reúne “doses iguais de comício, espetáculo e tribuna, a partir da qual agita seus simpatizantes e fustiga seus adversários".

O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, na entrevista coletiva matinal que realiza todos os dias
O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, na entrevista coletiva matinal que realiza todos os dias - Pedro Pardo-11.mar.19/AFP

É o exato oposto de seu colega brasileiro Jair Bolsonaro, que prefere falar apenas para as redes sociais, ou seja, para seus seguidores.

O interessante é que prestar contas diariamente nem desvia a atenção de AMLO dos deveres do cargo nem prejudica a sua popularidade. Ao completar 100 dias de governo (assumiu exatamente um mês antes de Bolsonaro), López Obrador tinha a aprovação de 80% dos mexicanos, conforme pesquisa publicada pelo jornal El Universal. Uma semana antes, pesquisa de El Financiero dava idêntico resultado.

Já Bolsonaro, quando estava prestes a completar dois meses no poder, em fevereiro, era avaliado positivamente por apenas 57,5% dos pesquisados, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte.

Ao fazer um balanço de seus primeiros 100 dias, AMLO gabou-se de ter conseguido aprovar no Congresso três reformas constitucionais, incluindo a que estabelece regras contra a corrupção. Uma delas permite imediato sequestro de ativos adquiridos por meio da corrupção e da violência. Outra classifica corrupção como um crime sério e uma terceira retira a possibilidade de fiança para acusados de corrupção, fraude eleitoral e outros crimes.

É outra diferença importante em relação a Bolsonaro, que, com um mês menos que AMLO, conseguiu de fato enviar emendas constitucionais relevantes ao Congresso (a reforma da Previdência e o Pacote Moro), mas nenhuma das duas nem sequer começou a tramitar.

É óbvio que é cedo demais para julgar as administrações Bolsonaro e AMLO ou para compará-las. Mas é importante enfatizar esse aspecto da comunicação presidencial que, nos tempos modernos, é parte essencial da gestão. Ah, López Obrador nunca precisou de um general a seu lado para explicar que ele não disse o que disse ou não queria dizer o que disse.

Outra emenda constitucional importante já aprovada no México é a que determina a criação de uma Guarda Nacional, a maneira que AMLO encontrou para tentar contornar a promiscuidade entre as forças policiais tradicionais e o crime organizado.

Se der certo, AMLO estará consagrado, porque a violência é a grande ferida aberta e purulenta na sociedade mexicana. Por enquanto, ele próprio admitiu, no balanço dos 100 dias, que só conseguiu conter o aumento da criminalidade, mas não reduzi-la.

Foi leniente com ele próprio: Carlos Bravo Regidor (Centro de Pesquisa e Docência Econômica) disse à Americas Quarterly que, em janeiro, segundo mês de López Obrador na Presidência, foi batido o recorde, para o mês, no número de assassinatos e aumentou a taxa de homicídios em 17 dos 32 estados.

Resumo: falar ao público faz bem à saúde política do presidente, mas resolver os problemas vai obviamente muito além disso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.