Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Filho de Netanyahu também atua nas redes sociais para ajudar o pai

Partido do premiê israelense é acusado de espalhar mensagens usando perfis falsos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro e o premiê Binyamin Netanyahu durante visita ao Muro das Lamentações - Menahem Kahana - 1º.abr.2019/AFP

Para mostrar como têm absoluta proximidade, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, lembrou a Jair Bolsonaro que seu filho tem o mesmo prenome do presidente brasileiro (Yair, em hebraico, claro).

“Bibi", como o premiê é mais frequentemente chamado, não sabia e nem poderia citar outra coincidência entre Jair e Yair: os jornais New York Times e Yedioth Ahronoth (“Últimas Notícias", o de maior circulação em Israel) denunciaram um esquema muito parecido com o que a Folha levantou, durante a campanha eleitoral de 2018 no Brasil: uma grande campanha em uma rede social pelo Likud, o partido ultra-direitista de Netanyahu, que usaria perfis falsos para espalhar mensagens do partido.

Adivinhe quem é um dos propagadores das mensagens? Sim, claro, é Yair, o filho do primeiro-ministro.

Conta a reportagem dos dois jornais que Yair retuitou 154 vezes mensagens da rede “fake”. A rede clicou “like” em suas mensagens 1.481 vezes e compartilhou seus tuítes 429 vezes.

Há outra semelhança entre o Yair de Netanyahu e os filhos do Jair, o Bolsonaro: a reportagem dos dois jornais diz que ele gasta muito do seu tempo online discutindo com outros usuários.

É o que fazem os filhos do Bolsonaro, especialmente Carlos, tido como especialista em redes sociais.

Há mais coincidências entre as campanhas de Bolsonaro e de Netanyahu: para provar que seus apoiadores nas redes sociais eram pessoas reais e não robôs, o premiê apresentou nesta segunda-feira (1) uma pessoa real. Mas só conseguiu piorar as coisas: o cidadão apresentado chama-se Giora Ezra e, segundo The Times of Israel, é um ativista político de extrema-direita com um histórico de ataques contra rivais do premiê, jornalistas e funcionários públicos, usando afirmações racistas e homofóbicas.

Lembra-se dos ataques à repórter Patrícia Campos Mello, desta Folha, que levantou a história das mensagens pró-Bolsonaro nas redes? Pois é, o pessoal do novo amigo de infância de Bolsonaro, Binyamin Netanyahu, adota os mesmíssimos usos e costumes.

Parêntesis: a diferença entre Brasil e Israel no capítulo das milícias virtuais é que, aqui, também o PT foi acusado de usá-las, tanto que seu candidato, Fernando Haddad, foi condenado a pagar multa. Em Israel, só o Likud por enquanto está sob suspeita.

Fecha parêntesis. Voltemos a Giora Ezra, “a pessoa real” de Netanyahu: The Times of Israel informa que, no mês passado, Ezra manifestou apoio ao rabino Meir Kahane (1932-1990), que advogava expulsar os árabes de Israel e criar uma teocracia judaica.

O partido do rabino Kahane (Kach ou “Este é o Caminho”) foi declarado ilegal pelo Parlamento, nos anos 1980, e considerado um grupo terrorista por Israel e pelos Estados Unidos.

Netanyahu desprezou esses antecedentes e fez um acordo eleitoral com o partido Otzma Yehudit (Poder Judeu), cujos líderes consideram-se discípulos de Kahane.

É por essas e outras que o Times of Israel define a campanha eleitoral para o pleito de terça-feira (9) como “suja, brutal e (afortunadamente) curta". Tirando o “curta", no Brasil também foi assim, não?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.