Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Próxima etapa do ministro da Educação: mandar queimar livros

Weintraub rompe os limites até deste governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois da abjeta sugestão para que pais, professores e estudantes denunciassem quem participasse de manifestações, o próximo passo do ministro Abraham Weintraub é propor a queima de livros (de preferência, todos os que não sejam os de Olavo de Carvalho, claro).

Seria absolutamente coerente com a confessada admiração de ilustres governistas pela ditadura de Augusto Pinochet Ugarte. Fui testemunha ocular, nos primeiros dias da instalação da ditadura, de uma queima de livros no centro de Santiago. Gerou fotos que correram o mundo porque lembravam, obviamente, as piras que a Alemanha nazista montou para queimar livros.

O ministro Abraaham Weintraub, com guarda-chuva, em vídeo no qual fala de fake news - Reprodução/Twitter

A ordem de Weintraub, além de abjeta por si só, revela desvios de personalidade que vão além de sua precária escolarização, já revelada ao escrever “insita” em vez de “incita". Agora que incita o pessoal a ser traíra, para usar a palavra que os jovens preferem, fica claro que não tem noção de convivência.

Algum pai denunciaria o filho se este saísse de casa para ir à manifestação? É óbvio que não, a menos que a manifestação fosse ilegal, o que não é o caso. Por este último aspecto, fica claro que o ministro também não conhece o funcionamento da democracia.

Natural, aliás, em quem aceita ser ministro de quem, como Jair Bolsonaro, defende a ditadura e elogia um torturador condenado, caso de Brilhante Ustra.

Não me lembro o ministro ter sugerido que fossem denunciados os que participaram da manifestação a favor do governo no domingo (26). Na particular democracia desse cidadão, só têm direito a se manifestar quem é a favor do governo (do governo dele, claro).

Suspeito que, além de sugerir a queima de livros, o ministro pense em entronizar como patrono da Educação o general espanhol José Millán Astray (se é que Weintraub já ouviu falar dele, o que é improvável).

​Millán Astray, em 12 de outubro de 1936, na cerimônia de abertura do ano letivo na Universidade de Salamanca, empolgou-se com o avanço das tropas franquistas, reagiu violentamente contra o discurso do reitor, o reputado intelectual Miguel de Unamuno, e soltou: "Abajo la inteligencia, viva la muerte".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.