Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro espanta a inteligência

Aumenta a já assustadora fuga de cérebros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​O corte de verbas (ou contingenciamento, se você preferir) para educação e pesquisa não apenas levou às ruas as multidões que se viram duas vezes no mês passado, mas provocou também um êxodo da inteligência brasileira.

É o que conta a publicação digital Ozy em sua edição de segunda-feira (3), sob o título algo alarmista “cientistas brasileiras de alto nível fogem dos cortes de Bolsonaro - e se dirigem aos EUA".

Os números usados na reportagem são de fato assustadores: em abril, o número de vistos americanos para brasileiros com habilidades extraordinárias (eufemismo para acadêmicos top) aumentou 159% em relação a 2018 e 408% na comparação com 2017.

Ato contra cortes de verbas na educação, propostos pelo governo federal, em São Paulo
Ato contra cortes de verbas na educação, propostos pelo governo federal, em São Paulo - Bruno Santos - 30.mai.19/Folhapress

A comunidade acadêmica dá sinais de inquietação, conforme se pode deduzir por duas iniciativas. Uma, da Unicamp (Universidade de Campinas), que começou a mapear a crescente diáspora de cientistas para os Estados Unidos, em projeto financiado pela própria embaixada americana em Brasília.

Outro movimento foi da embaixada brasileira em Londres, que promoveu workshop sobre a diáspora da Ciência, Tecnologia e Inovação no Reino Unido. Objetivo: tentar atrair de volta para o Brasil essa massa de cérebros em fuga.

Shanna Hanbury, jornalista e cientista social brasileira, autora da reportagem, ouviu, entre outros, Antônio José Roque da Silva, diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que compreende o Laboratório Nacional de Luz Síncroton —a mais sofisticada instalação científica do país.

Ele admitiu temer perdas no seu time, como consequência da pressão provocada pelos cortes. Fez uma comparação que dá perfeitamente a medida das perdas eventuais: “O conhecimento humano é o mais valioso ativo da ciência. É como um time de futebol perder Pelé. Não são habilidades facilmente substituíveis".

À Folha Roque da Silva confirmou os temores, por meio da assessoria de imprensa. Informou que o centro que dirige “não dispõe de dados que apontem para um movimento excepcional de saída de cérebros devido à crise econômica/política no país", mas acrescentou: “Existe hoje uma preocupação quanto à possibilidade de que isto aconteça, já que pesquisadores e engenheiros ligados ao nosso projeto são procurados com frequência por instituições científicas estrangeiras. Uma eventual fuga de cérebros traria sérios prejuízos ao projeto, tanto no âmbito técnico quanto financeiro".

A Ozy deixou claro, no texto, que há periódicas ondas de emigração de cérebros, citando alguns marcos: 1964, na esteira do golpe militar que promoveu caça às bruxas nas universidades; 1972, com o “crash” da Bolsa de Valores; e os últimos seis anos de uma crise, que, segundo a publicação, levou um milhão de brasileiros a tentar a vida no exterior.

Tenho exemplo concreto na família: meu filho, especialista em tecnologia da informação, vivia angustiado por aqui até que, em 2018, conseguiu emprego no Reino Unido (Cambridge, mais exatamente) e lá está, feliz da vida, com a mulher e a filha.

O caso dele, portanto, não tem a ver com a ascensão de Bolsonaro, mas a reportagem da Ozy diz que “os movimentos de Bolsonaro representam o golpe mais agudo nessa série de tribulações e estão levando para fora do Brasil pesquisadores de alto nível mais rápido do que nunca antes".

PS - A Ozy se apresenta, usando palavras de um fã, como aquela publicação que “pessoas descoladas leem para serem brilhantes e pessoas brilhantes leem para serem descoladas". Pretensiosa, portanto, mas com boas reportagens.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.