Conrado Hübner Mendes

Professor de direito constitucional da USP, é doutor em direito e ciência política e membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade - SBPC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Conrado Hübner Mendes
Descrição de chapéu Folhajus

'Lula tem direito de escolher ministro do STF'

Mas não tem direito de reincidir no erro grosseiro, nem imunidade a crítica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem tirou Lula da prisão não foi o arrojo de um Rui Barbosa do milênio. Nem uma tese jurídica formidável, um recurso processual inovador. As revelações da Vaza Jato, a mudança de conjuntura, a confirmação dos abusos da Lava Jato, a volatilidade magistocrática, a repugnância crescente de Moro e Dallagnol, reduzidos a bolsonaristas de esquina, fizeram sua parte. Foi mobilização que desnudou o descalabro lava-jatista, não o engenho de um advogado.

Mas o mito da sagacidade jurídica de um advogado, junto com o mito de seu compromisso com a causa, que não se sabe qual seria, levou a esfera pública a dar como certa a indicação do criminalista de Lula ao STF. Serviria como espécie de seguro contra novo surto salvacionista que derrube o governo.

Certa militância partidária está firme nessa patrulha do cala a boca. "Lula tem direito de decidir", "o povo o legitimou para fazer suas escolhas".

Lula durante evento no Palácio do Planalto - Evaristo Sa-10.mar.23/AFP

O argumento servil e clubístico confunde "ter poder jurídico" com "exercer esse poder sem justificativa republicana". Parece o humorista preguiçoso que, diante da crítica pela piada que faz sofrer os que a sociedade brasileira já se encarrega de oprimir, afirma ter liberdade de expressão. O direito brasileiro pode até dar liberdade para a piada de mau gosto, mas o humorista nunca esteve livre da interpelação.

Uma Presidência democrática tem responsabilidade de responder ao escrutínio público por meio do argumento e da decisão. Cada cargo tem seus ônus. Lula tem direito de errar, mas não imunidade a crítica pelo erro grosseiro. Afinal, a legitimação eleitoral nunca significou cheque em branco. Voto não é delegação incondicional nem aclamação.

Para quem afirma que Lula não pode correr riscos, um aviso: nenhum democrata na história universal da democracia pôde prever o que juiz indicado a tribunal decidiria no futuro. Chávez, Putin, Orbán, Erdogan, Trump e Menem, sim, esses conseguiram. Não tinham juízes, mas agentes. Lula não conseguiu antes, não conseguirá agora. Pode minimizar riscos, mas o caminho não é o do senso comum partidário em favor de um companheiro.

Visão apressada. A pressa é amiga da ingenuidade.

Lula já nomeou companheiro no passado. Veio dele, por ironia, a pior traição. A traição que importa não foi à sua pessoa, mas ao direito constitucional. Dias Toffoli nunca prestou contas a virtudes judiciais, como coerência e decoro. Nem a virtudes intelectuais, como atenção analítica e apuro argumentativo. De onde não se podia esperar nada, veio o que veio.

Frequenta, como tantos ministros, rodas advocatícias e magistocráticas do Lago Sul. Está sempre presente nos festivais da promiscuidade. Eufemista, chama golpe militar de "movimento" e deferência à violência bolsonarista de "diálogo". Empregou general em seu gabinete para "dialogar" com militares. Surfou a onda da Lava Jato, depois a onda contrária. Surfa qualquer onda que não lhe force romper o pacto da pusilanimidade cordial. Acumula taças do JusPorn Awards.

O STF não precisa de um novo hostess de interesses privados, empresariais e do centrão. De um ministro que negocia a Constituição pelo melhor preço. Já deu para aprender que advocacia lobista com magistocracia não fazem primavera democrática.

Escolher alguém que combine inteligência jurídica, independência e dignidade para não se deixar deslumbrar por mimos de corporações de ofício e do lobby amigo é o melhor que Lula pode fazer, o melhor seguro que pode contratar. Um tribunal diverso e representativo está mais preparado para resistir às tentações do patrimonialismo e do messianismo. E para construir boa jurisprudência constitucional.

Lula fez campanha a partir de um compromisso com igualdade, defesa da Constituição e proteção da democracia. O poder de indicar ministro do STF tem tudo a ver com igualdade, defesa da Constituição e proteção da democracia.

Confirmado o prognóstico jornalístico de nomeação de operador do direito cuja grande credencial pública foi ser remunerado para defender Lula em processo criminal, seu compromisso será com o erro crasso. Gratidão privada não casa com interesse público.

Um jurista cujo pensamento é indiscernível dos interesses de seus clientes, entre eles o próprio presidente, trará para a corte não mais que desconfiança. Também defendeu a Varig contra seus trabalhadores. Defende a Americanas contra seus credores. Oferecerá o melhor argumento antilulista ao Congresso e ao extremismo político. Ajudará a rifar, outra vez, a capacidade de o STF se mostrar imparcial e respeitável.

O fantasma da fúria lava-jatista se combate com mais clarividência, não pela reedição de equívocos passados. A confiabilidade de um ministro se mede por sua integridade, consistência e trajetória, por valores que professa e pratica, não por serviços prestados a presidente que o nomeia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.