Contardo Calligaris

Psicanalista, autor de 'Hello Brasil!' (Três Estrelas), 'Cartas a um Jovem Terapeuta' (Planeta) e 'Coisa de Menina?', com Maria Homem (Papirus). Morreu em 2021.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Contardo Calligaris
Descrição de chapéu

Intervenção militar?

Se territórios do crime são posses de nações invasoras, o Exército é o jeito certo de combatê-los

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração Contardo Calligaris
Mariza Dias Costa

Oito ou nove anos atrás, eu passava os fins de semana no Rio de Janeiro, em São Conrado ou, como a gente dizia, no baixo Rocinha.

Na primeira vez que fiz compras na feira do Boiadeiro, meio temeroso, fui com João, que era nosso funcionário e morador da Rocinha.

E eis que, entre as barracas de frutas, carnes e legumes, cruzamos com um jovem de bermuda, chinelos, camiseta e rifle automático em riste. Quase desisti, achando que não fosse um bom momento para levar uma bala perdida (ou acertada), mas imediatamente constatei que, nos outros ao meu redor, comerciantes e clientes, a presença do jovem tinha um efeito apaziguador.

De fato, João me explicou, a feira era "tranquila", não tinha roubo nem nada, justamente porque os donos do morro vigiavam pela boa ordem e paz. Fui me acostumando com meninos armados pelas ruas da Rocinha e ao longo da Estrada da Gávea —que atravessa a favela (ou comunidade) e onde circulam os ônibus. Eu usava regularmente, aliás, a estrada da Gávea, sobretudo no fim do dia, quando o trânsito engarrafava o túnel Lagoa-Gávea ou a avenida Niemeyer.

Rapidamente, achei normal cruzar, a pé ou de carro, com os soldados do tráfico que, em tese e de fato, policiavam o espaço público.

Em suma, a Rocinha não era para mim uma área dentro da cidade e do estado do Rio, um lugar definido por ser perigoso e "de má fama, frequentado por desordeiros" (uma definição online de "favela"). A Rocinha tinha se tornado, para mim, um outro país, com outra gestão, outro exército, outra polícia, outros impostos pagos a outro governo etc.

Como acontece em vários casos de pequenas nações encapsuladas em outras maiores (Vaticano, San Marino, Mônaco etc.), não há fronteira visível ao sair do Brasil e entrar nas favelas cariocas. E os governos das favelas não emitem passaporte, nem documentos de identidade, nem moeda própria.

Mas, fora isso, talvez elas sejam mesmo países independentes, autônomos, que garantem serviços (energia, gás, cabo) e ordem, cobram impostos, administram sua justiça e protegem os confins contra invasões potenciais (só a saúde e a educação dependem parcialmente do Estado brasileiro).

Em épocas mais favoráveis, na Europa ou nos EUA, o crime organizado comprou políticos e governos, mas nunca sonhou em constituir um Estado a parte, com território próprio. Agora, territórios do crime organizado, independentes, já existiram (e talvez ainda existam) dentro de outros Estados sul-americanos.

Na Colômbia, por exemplo, o tráfico quis controlar partes importantes do território nacional e teve ambições de governo (Pablo Escobar sonhava ser presidente do país). Mas se tratava de extensões rurais, controladas para proteger as plantações e a produção de cocaína: o tráfico colombiano não transformou, que eu saiba, uma área urbana em Estado dentro do Estado.

Essa é uma realidade brasileira, que se explica assim: o Estado brasileiro é ausente a ponto de deixar a porta aberta a uma ambição maluca do crime (que seja o tráfico ou as milícias) --a ambição de governar como Estado soberano.

Certamente, o Estado brasileiro fracassa pela miséria dos serviços oferecidos (ou nem sequer oferecidos), pela inépcia, pela gestão fraudulenta e criminosa dos recursos, pela corrupção etc. Mas esse fracasso talvez seja mais uma consequência do que uma causa da inconsistência do nosso Estado.

A desvalorização do Estado no Brasil me surpreendeu quando cheguei e ainda me surpreende. Escrevi um livro sobre isso, mas, na nova edição de meu "Hello Brasil!" (Três Estrelas), poderia ter dedicado um capítulo às minhas andanças pela Rocinha. Constatar que a favela (ou comunidade) se apresenta como um Estado independente é o melhor jeito para entender que, para nos que vivemos aqui, o Estado brasileiro tem pouca relevância simbólica: como na colonização extrativista, somos uma mina a céu aberto, para ser explorada por políticos, administradores, empreendedores"¦ por que um pedaço não seria explorado pelo crime organizado?

Consequência divertida. Sempre pensei que, no território nacional, o Exército só deveria intervir para ajudar em caso de catástrofe natural, mas talvez os territórios do crime sejam posses de nações estrangeiras, inimigas e invasoras: se esse for o caso, o Exército seria o jeito certo de combatê-las.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.