Contardo Calligaris

Psicanalista, autor de 'Hello Brasil!' (Três Estrelas), 'Cartas a um Jovem Terapeuta' (Planeta) e 'Coisa de Menina?', com Maria Homem (Papirus). Morreu em 2021.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Contardo Calligaris

Programas de boteco

O piadista fala coisas que o público pensa, mas não ousa dizer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recomendo uma comédia dramática italiana, que estreou em 2018: “Estou de Volta” (Sono Tornato), de Luca Miniero.

No filme, Benito Mussolini, o ditador fascista, reaparece na Itália, 72 anos depois de sua morte. Ele observa o que lhe parece ser a decadência italiana e, sobretudo, encontra um repórter que não acredita que ele seja o verdadeiro Mussolini, mas constata que, por seus gestos, atitudes e falas, ele (ditador ressuscitado) merece uma carreira de grande sucesso na televisão, como cômico.

O longa é baseado em romance e filme alemães, “Er ist Wieder Da”, em que Hitler reaparece em 2011. O romance, escrito por Timur Vermes, ótimo, foi traduzido no Brasil pela editora Intrínseca: “Ele Está de Volta”.

Voltando ao filme italiano, há um momento em que uma senhora idosa entende que o tal ator é mesmo o ditador e ela se lembra: “Na época também a gente ria, acreditava que fosse apenas um cômico”.

Ilustração
Luciano Salles

Na minha primeira infância, era frequente encontrar, nos escombros da Itália, palavras de ordem fascistas (as quais tinham sido cobertas com tinta branca em abril e maio de 1945, mas teimavam em reaparecer, em muros e construções).

Um dia, passeando com meus pais, encontrei uma escrita clássica dos últimos meses da guerra: “Venceremos”, assinado “M.”. Meus pais me contaram que, sobretudo no fim da guerra, no inverno de 1944-45, com a Itália já em parte liberada pelos aliados, todo mundo lia essas palavras de Mussolini como se fossem uma piada. 

Um dos jeitos consistia em interpretar o “M.” da assinatura como abreviação de Macario (Emílio Macario era um cômico muito conhecido da época) e comentar: “Esse Macario, ele inventa cada coisa”.
Pensei nessa lembrança e no filme de Miniero porque, à primeira vista, uma parte relevante de nossa vida política cotidiana, hoje, no Brasil, é irresistivelmente cômica.

Os ministros do núcleo ideológico, presentes e passados, são engraçados —às vezes hilários.
Ricardo Vélez Rodríguez, Damares Alves, Abraham Weintraub, Ernesto Araújo poderiam ter sido inventados pelo canal Porta dos Fundos.

Quanto ao presidente, ele tem um estilo cômico próprio, que talvez seja um dos segredos de seu sucesso eleitoral. É um estilo de piada de boteco, em que o piadista provoca o bom humor e uma espécie de aprovação cúmplice de todos os presentes. 

O público ri porque se sente libertado: o piadista fala coisas que o público pensa, mas não ousa dizer —nos melhores momentos, coisas que ninguém nem sequer ousa admitir que pensa.

João levou uma multa porque foi pescar em um viveiro preservado. Ou então foi multado por excesso de velocidade. Todos, no boteco, gostariam de viver em um mundo sem limites, em que pescariam no nascedouro dos filhotes de peixe ou em que sentiriam o “prazer de dirigir” a 180 km/h na marginal. 

Mas todos, no boteco, impedem tanto esses pensamentos quanto a expressão desses pensamentos. Em algum canto de suas mentes, vislumbram os mortos na estrada, concebem a necessidade de preservar o ecossistema. Todos gostariam de ter uma arma (ou duas), mas também se perguntam se isso vai aumentar a segurança ou, ao contrário, disseminar a violência —não sabem, mas se perguntam. 

Todos brincam, no fundo, bem escondido, com a ideia de que estuprar mulher é um presente que as mulheres feias não merecem, mas todos se envergonham desse pensamento, até porque eles sabem, também lá no fundo, bem escondido, que eles não são presente algum para ninguém. 

Em suma, todos, no boteco, adoram o piadista porque ele os autoriza a escutar e a aprovar algo que eles não se permitem pensar e dizer.

Um excelente piadista, aliás, faz mais: ele permite pensar que tudo o que a gente não se autoriza a dizer é reprimido por agências escuras e escusas (o politicamente correto ou algo que o valha).

Quase ninguém, na turma do boteco, se chegasse a governar, agiria segundo aqueles pensamentos que o piadista encarna. Na hora H, todos (ou quase) pensariam na ecologia, nas mulheres vítimas de estupro, em lençóis cobrindo cadáveres  nas estradas etc. 

Isso não vale para o piadista: para que sua piada seja eficiente e dê a todos a sensação de que ele os liberta, é preciso que o piadista se leve a sério. Ele não pode rir. Imperturbável como Buster Keaton, para produzir seu efeito cômico, ele deve convencer o auditório de que, estando no poder, ele fará mesmo tudo o que ele disse.

Talvez estivesse na hora de a gente parar de rir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.