Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra

A difícil conquista de corações e mentes

Presidentes do Congresso e STF não se manifestaram sobre ato pró-Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeiro, soube-se que, na surdina do WhatsApp, o presidente convocava para os atos do dia 15 de março contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. No sábado, a caminho de mais um beija-mão com Trump, aproveitou a escala em Boa Vista (RR) e reforçou a convocação às claras, na presença de militares. "Participem", encorajou Bolsonaro.

Por si só, o chamado é grave o suficiente para demandar resposta contundente e o repúdio insofismável dos Poderes desafiados. Não foi o que se viu por parte dos presidentes da Câmara, do Senado e do STF. Silêncio estratégico ou amedrontado? 

Enquanto os Poderes se mantêm em estado de letargia, o submundo digital da extrema direita se assanha com invocações de golpe militar e prisão dos corruptos que não deixam o presidente governar. Está claro que se referem aos políticos. Açulados pelo presidente, empresários também sentem-se à vontade para dizer que bancarão as despesas desses protestos. Teremos que esperar até o dia 15 para ter uma ideia mais precisa do efeito do apelo presidencial.

Bolsonaro é um provocador nato. Investe no que sabe fazer de melhor: tensionar as instituições e apostar no caos, que beneficia líderes autoritários. E faz isso num país com 11,9 milhões de desempregados, em que a uberização desagrega trabalhadores e lares, filas se estendem nos guichês do Bolsa Família e do INSS e legiões de indigentes se enfileiram sob as marquises para passar a noite. Até quando o presidente irá promover a algaravia com que tenta abafar sua incompetência? 

Diversos movimentos de oposição convocaram atos para se contrapor à articulação da base bolsonarista. O primeiro deles deu-se no Dia Internacional da Mulher. Embora relevantes, as manifestações decepcionaram quem esperava algo próximo da magnitude de um #elenão. Outros protestos estão marcados para os próximos dias. Mas quem conquistará os corações e mentes da multidão de indiferentes? Eis a questão.

Manifestação de mulheres e centrais sindicais contra Bolsonaro na avenida Paulista - Bruno Santos/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.