Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra

Arapongas no Ministério da Justiça

O ministro André Mendonça deve explicações à sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, deve explicações à sociedade sobre a atuação de um órgão a ele subordinado, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi). O repórter Rubens Valente revelou no UOL que a Seopi produziu um dossiê com informações sobre 579 pessoas, a maioria servidores de órgãos de segurança pública, que integrariam um certo "movimento antifascismo".

Tudo indica que estamos diante de uma estrutura de espionagem e intimidação, aos moldes ditatoriais.Também foram alvo da bisbilhotice intelectuais do porte de Paulo Sérgio Pinheiro, integrante da extinta Comissão Nacional da Verdade e da Comissão Arns, de defesa dos direitos humanos, que tem se manifestado de maneira firme contra atos de Jair Bolsonaro, como a incitação ao genocídio de povos indígenas.

O ministro também deveria esclarecer por que revogou normas que facilitariam o rastreamento de armas destinadas aos agentes da Força Nacional de Segurança. A revogação se soma a outras medidas tomadas por Bolsonaro que aumentam o descontrole da circulação de armamento no país. A quem isso interessa ?

André Mendonça é o mesmo que chamou Bolsonaro de "profeta" e que não hesita em intimidar jornalistas críticos ao governo recorrendo à Lei de Segurança Nacional, restolho do regime militar e anomalia jurídica mantida na ordem democrática como tumor não extirpado.

André Mendonça - Frederico Brasil/Futura Press/Folhapress

Quando ainda respondia pela Advocacia-Geral da União, criticou governadores e prefeitos por tomarem medidas "autoritárias" no combate à pandemia. Já ministro, quando um grupo de celerados atacou o Supremo Tribunal Federal com fogos de artifício, afirmou que era preciso compreender a "crítica" e a "manifestação" do povo com "humildade".

Bolsonaro já disse que pretende indicar para o STF um ministro "terrivelmente evangélico" e que Mendonça —pastor presbiteriano— se encaixa nessa definição. Um alinhamento terrivelmente servil também pode garantir pontos extras na disputa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.