Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu desmatamento pantanal

Carta ao Tom

O Brasil de sonho e encantamento que você cantou não existe mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Tom, nesta semana circulou nas redes sociais (um dia eu te explico o que é) um vídeo antigo seu, deve ter uns 30 anos. Não sei se vai lembrar, mas você diz que, para usar caixa de fósforos no Brasil, o sujeito devia ter uma licença, tal como a autorização para o porte de arma. Se naquela época já tinha gente botando fogo no mato e isso escandalizava você, agora não faz ideia de como a coisa piorou.

Eu não queria ser portadora de más notícias, Tom, mas deixa eu desabafar. Estamos em 2020, e o governo do Brasil é inimigo do meio ambiente. Precisa ver o ministro e o general encarregados de cuidar (?) das nossas florestas, dos nossos rios, dos nossos animais. Nem vou falar do presidente. Você não precisa saber da existência de alguém tão… deixa pra lá, Tom.

No ano passado, teve o Dia do Fogo na Amazônia. A polícia disse que um bando de empresários está por trás disso. Foram incêndios criminosos. Mas ninguém foi preso nem punido. Neste ano, a Amazônia voltou a queimar, mas a calamidade maior, Tom, é no Pantanal. É o maior fogaréu em 20 anos. A polícia já sabe que o fogo começou em grandes fazendas. O que o governo faz? Passa a boiada, se é que você me entende.

Vi na TV uma onça com as patas em carne viva. Lembrei da capa do seu disco que eu mais amo, Terra Brasilis. Tantos bichos lindos calcinados: antas, tatus, tamanduás, pássaros, jacarés, onças. O Pantanal é um tapete de cinzas. “Deixa a onça viva na floresta, deixa o peixe n’água que é uma festa, deixa o índio vivo (…) não quero fogo, quero água, deixa o mato crescer em paz…”. Ah, Tom, que saudade!

Partes do Cerrado e da mata atlântica também estão em brasas. A fumaça chega às cidades, as pessoas adoecem. Olha, Tom, ainda bem que você não está aqui pra ver essa desgraça toda.

O Brasil de sonho e encantamento que você cantou não existe mais. Lembrando o nosso querido Drummond, aquele Brasil é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.