Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu indígenas

Aula de humanidade com os zoés

Imagem que vem da floresta amazônica é um raio de luz para o Brasil atual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vem da floresta amazônica uma imagem que é um raio de luz neste momento em que o presidente volta a atacar as vacinas e, de forma especialmente cruel e criminosa, tenta sabotar a imunização de crianças.

Uma fotografia que circula intensamente nas redes sociais mostra o jovem indígena Tawy Zoé levando o pai, Wahu Zoé, nas costas, para tomar a vacina contra a Covid. O idoso não enxerga bem e tem dificuldades de locomoção. Como os nomes indicam, eles são da etnia zoé, que vive nas matas do noroeste do Pará, perto da fronteira com o Suriname.

Tawy Zoé trazendo o pai Wahu Zoé para a primeira vacina contra a covid-19 - @erikjenningssimoes/Reprodução

O autor da foto é o neurocirurgião Erik Jennings, que há quase 20 anos trabalha na assistência de saúde aos zoés. A foto foi feita quase um ano atrás, quando começou a vacinação. Jennings conta que decidiu divulgá-la agora, em seu perfil no Instagram, para incentivar a vacinação num momento em que o mundo enfrenta mais uma onda de contágio.

O médico conta ainda que o rapaz carregou o pai durante seis horas de caminhada até o posto de saúde e mais seis horas na volta à aldeia. É importante esclarecer que o esquema de vacinação dos zoés foi definido pelos próprios indígenas. "Os zoés decidiram se isolar voluntariamente. Montaram um sistema entre eles para não usar as mesmas trilhas entre as aldeias e só vão ao posto para tomar a vacina ou em caso de extrema necessidade", me explicou Jennings.

Marcos Colón, doutor em estudos culturais e profundo conhecedor da assistência aos zoés, destaca a importância de "uma estratégia de saúde que não agride a cultura nem o modo de vida dos indígenas". O resultado é que não há um único registro de Covid entre as 325 pessoas da etnia.

A foto do jovem zoé carregando seu pai nos dá uma aula de humanidade, de ação coletiva de sobrevivência, de respeito aos mais vulneráveis e de amor entre pais e filhos. Essa é uma agenda de vida, poderosa, bela e indestrutível. Contra ela não há agenda da morte que prospere.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.