Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu

Coragem para derrotar Bolsonaro

A notícia mais auspiciosa dos últimos dias foi a carta pela democracia e a mobilização que ela gerou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristina Serra
Brasília
Grupo de homens com fardas e capacetes verdes, armados, aparecem de pé ao lado do presidente da República, que veste camisa azul
O presidente Jair Bolsonaro acompanha militares da Marinha em treinamento de situações de combate, no campo de treinamento das Forças Armadas na cidade de Formosa, Goiás, cidade vizinha a Brasília - Pedro Ladeira - 16.ago.21/Folhapress

A notícia mais auspiciosa dos últimos dias foi a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" e a mobilização em torno dela para coleta de assinaturas. A carta será lida em 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP e assinala os 45 anos de outro documento, lido no mesmo lugar e em momento bem mais difícil da vida nacional.

Em agosto de 1977, era preciso coragem para escrever e ler em público a "Carta aos Brasileiros", como fez o jurista Goffredo da Silva Telles Jr. Por muito menos, a ditadura torturava e matava, e a chamada "linha dura" dos militares ameaçava com tempos ainda mais sombrios.

O fio da história amarra os dois documentos e evoca a coragem necessária em circunstâncias que definem o futuro de um país. A Carta atual fez algo se mover, espanou a letargia em que parte da sociedade civil parecia mergulhada, à espera de 2 de outubro, como uma data mágica. A derrota do herdeiro da "linha dura" nas urnas é importante, mas não é tudo.

Para expulsá-lo do poder e arrancar as raízes do bolsonarismo é preciso coragem para muito mais. Por exemplo, para não aceitar qualquer conchavo que dê a ele o foro privilegiado, como pretendem os que concebem uma indecência chamada PEC do senador vitalício. A reconstrução ética do Brasil não será possível sem que Bolsonaro seja julgado pelos crimes que cometeu. Bolsonaro precisa de uma Comissão Nacional da Verdade.

Também é preciso coragem e grandeza cívica para abrir mão de projetos político-partidários, por mais legítimos que sejam, e para admitir que o melhor para o país seria uma eleição decidida no primeiro turno. E em favor do candidato que representa o embate político minimamente civilizado e um esforço de pacificação social.

Este é o momento de saber quem vai sair da campanha eleitoral maior do que quando nela entrou. Para isso é preciso fazer política com sentido histórico, com os olhos no amanhã e nas próximas gerações. Vamos lá, coragem!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.