Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu vale do javari

Congresso, garimpo e crime

A visão extrativista deve ser superada por outra, que leve em conta a soberania do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O anteprojeto do novo Código de Mineração, aprovado por um Grupo de Trabalho (GT) na Câmara dos Deputados, é um exemplo de como parlamentares podem agir como despachantes de poderosos grupos econômicos em vez de propor leis que contemplem os interesses mais amplos da sociedade.

O código vigente é de 1967 e precisa, de fato, ser atualizado. Assunto de tamanha importância deveria ter tramitado nas comissões da Câmara. Mas o presidente da casa, Arthur Lira, preferiu criar um GT, onde o rito é mais acelerado e distante do monitoramento público.

Vista aérea do rio Curuá mostra a margem esquerda, controlada pela aldeia Baú bem preservada e a margem direita, controlada pela aldeia Kamaú, destruída pelo garimpo, na Terra Indígena Baú, no sul do Pará - Lalo de Almeida - 1º.jul.22/Folhapress

O tal GT privilegiou audiências com lobistas da indústria da mineração e, sobretudo, do garimpo. O projeto, relatado pelo deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), resultou num texto sob medida para facilitar a atividade garimpeira. O garimpo ganha de presente "prioridade", "exclusividade" e "simplificação" de processos. É um prêmio injustificado para um setor que não sai das páginas policiais por crimes como trabalho escravo, destruição ambiental, invasão de terra indígena e lavagem de dinheiro.

O projeto ignora esse histórico criminoso como também outros riscos e o potencial de conflitos socioambientais relacionados à mineração como um todo. É como se Mariana e Brumadinho, com seus 290 mortos, não tivessem acontecido aqui e há tão pouco tempo.

O Brasil tem um subsolo abundante em minerais, alguns de altíssimo valor estratégico. A visão extrativista deve ser superada por outra, que leve em conta a soberania do país, a transição para a economia de baixo carbono e o respeito aos direitos humanos e à biodiversidade.

Lula e um novo Congresso tomam posse em breve. O certo é retomar a discussão do zero. Para ser séria e eficaz, a modernização da legislação tem que caminhar junto com o fortalecimento da fiscalização e da capacidade regulatória do Estado. Caso contrário, fica difícil não associar a mineração a uma máquina de moer gente, como já escrevi aqui algumas vezes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.