Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu transição de governo

Lula, Múcio e os militares

A relação entre o poder civil e as Forças Armadas ainda vai gerar focos de tensão por muito tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, precisa tomar cuidado com a língua condescendente que distorce fatos e agride a realidade, transformando atos golpistas em "manifestações da democracia" que, inclusive, contaram com a participação de "familiares e amigos" dele. O ministro disse ainda que escolheu os novos comandantes militares pela internet.

A historiadora Heloisa Starling, da UFMG, estudiosa da atuação de militares na política, aponta dois erros de Múcio. "O que temos visto é a tentativa de corroer a democracia por dentro. A naturalização do golpismo contribui para essa corrosão. Ele não é ministro do Bolsonaro. É ministro de Lula e tem que defender a democracia".

0
O ministro da Defesa José Múcio Monteiro, durante reunião no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília - Pedro Ladeira - 9.dez.22/Folhapress

O segundo erro, destaca a historiadora, foi ter perdido a oportunidade de valorizar as indicações dos comandantes por antiguidade. "Não se escolhe militar pela internet. Ele não soube enfatizar que a escolha foi feita por um critério respeitoso e que fortalece a instituição. Não foi por afinidade política ou ideológica. O ministro precisa entender o papel dele."

Militares têm sido um obstáculo para a consolidação da democracia no Brasil. Convém lembrar a interferência do então ministro do Exército de Sarney, Leônidas Pires Gonçalves, na formulação do capítulo sobre as Forças Armadas na Constituição. A pressão resultou no texto do artigo 142, que alguns entendem como chancela para que militares exerçam um "poder moderador".

É uma interpretação equivocada e que serve apenas para alimentar golpismo em hostes adversárias da democracia e da normalidade institucional. A relação entre o poder civil e as Forças Armadas ainda vai gerar focos de tensão por muito tempo. Nas inevitáveis zonas de fricção, convém não confundir postura conciliadora com tibieza ou medo. O Brasil só conseguirá se reerguer com rigoroso respeito à lei, à Constituição e ao Estado democrático de Direito. Na posse, Lula deu o comando: "Democracia para sempre!".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.