Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra
Descrição de chapéu ataque à democracia

União férrea pela democracia

A única certeza que temos é que a luta será árdua, difícil e demorada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fascismo nunca havia mostrado suas garras e caninos com tanta fúria e ferocidade entre nós. Só em golpes de Estado se vê tamanho grau de violência e barbárie contra a Constituição e os Poderes da República. O momento é de mobilização permanente em defesa da democracia e do país e de fortalecimento da autoridade do presidente Lula.

A selvageria contra o Estado democrático de Direito teve comando, planejamento, coordenação e estratégia. Não foi ato de aventureiros alucinados. Os financiadores do terrorismo têm que ser identificados e presos. Os culpados pelo caos, por ação ou omissão, devem ser punidos com rigor.

0
Destruição no prédio do Congresso Nacional, invadido na tarde de domingo (8), por golpistas bolsonaristas - Pedro França/Agência Senado

Um deles é o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que precisa ser afastado do cargo em definitivo. A Polícia Militar de Ibaneis protegeu os terroristas e os deixou livres para extravasar sua bestialidade contra as sedes dos três Poderes. Há dezenas de vídeos mostrando a cumplicidade de policiais. A insistência em nomear Anderson Torres como secretário da Segurança Pública fala por si.

O aparato federal fracassou estrondosamente. Força Nacional de Segurança, Gabinete de Segurança Institucional, polícias especiais do Legislativo e do Judiciário, Batalhão da Guarda Presidencial, Comando Militar do Planalto. Todas essas unidades obedecem a comandos, que devem explicações sobre a vulnerabilidade em que deixaram os prédios públicos.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tem que entender que pacificação não significa covardia nem tolerância com quebra da hierarquia, como aconteceu na transição de comando da Marinha. E Jair Bolsonaro, o maior responsável pelos criminosos ataques golpistas, precisa ser alcançado pela Justiça. Sem demora.

O que aconteceu neste domingo (8) vai reverberar por muito tempo no Brasil e até no exterior. Democracias no mundo inteiro devem estar unidas para enfrentar o fascismo. A única certeza que temos é que a luta será árdua, difícil e demorada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.