Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: Sobre a opinião de Deus e desequilíbrios no relacionamento

Deus é uma espécie de página em branco na qual podemos projetar o que quisermos

Querido Dan,

Por que há tantas religiões, cada uma dela sugerindo que Deus está ao lado delas e compartilhando dos mesmos valores que elas?

—Moshe


Moshe, uma das respostas vem de um estudo de 2009 feito por Nick Epley e alguns colegas da Universidade de Chicago, onde americanos religiosos tiveram de se posicionar sobre os seguintes assuntos: aborto, pena de morte e a guerra no Iraque. (Este estudo é descrito no recém lançado livro do Dr Epley: “Mindwise: How We Understand What Others Think, Believe, Feel, and Want” – sem tradução para o português).

Além de expressar a opinião individual, os participantes foram questionados a prever a opinião de algumas personalidades, tais quais Bill Gates e o presidente Bush. Os participantes também deveriam prever o que um ”americano médio” responderia e, na visão deles, qual era a opinião de Deus sobre essas questões acima.

Curiosamente, os entrevistados foram bastante objetivos em predizer as opiniões de seus companheiros “humanos”, mas tenderam a acreditar que Deus tinha opiniões semelhantes às suas. Americanos conservadores acreditavam que Deus era muito conservador; enquanto os liberais estavam certos de que Deus era mais tolerante. 

Para descobrir como nossa visão sobre a opinião de Deus é tão flexível, uma nova pesquisa subsequente foi realizada, solicitando a um outro grupo de americanos religiosos que argumentassem e defendessem, em frente a uma câmera, a opinião diametralmente oposta à sua. Por exemplo, se o participante dessa pesquisa fosse a favor da pena de morte, deveria argumentar, em frente a uma câmara, contra e se fosse contra deveria expor opiniões a favor.

Diversas pesquisas já haviam apontado que, pessoas que são forçadas a defender uma opinião oposta à sua, sentem-se tão desconfortáveis com o conflito que, acabam mudando a sua opinião original. E isso foi observado nesse estudo. Após terem expressado opiniões contrárias às suas em frente a uma câmera, os entrevistados tornaram-se mais moderados. Ou seja, aqueles que não concordavam com a pena de morte, mostraram-se menos contrários, e aqueles que eram favoráveis, mostraram-se menos a favor.

Em seguida, os participantes foram novamente inquiridos a expressar seus pontos de vista sobre a opinião de Bill Gates, presidente Bush, o ”americano médio” e Deus. Os resultados? As previsões das opiniões de Bill Gates, Presidente Bush e o “americano médio” não foram alteradas, ou seja, foi reafirmado a mesma previsão levantada pelos participantes no início do experimento. E a respeito do ponto de vista de Deus? 

Essa sim foi alterada conforme as mudanças das opiniões pessoais. Ou seja, Deus, aparentemente, é uma espécie de “página em branco” na qual podemos mais facilmente projetar o que quisermos, sendo normalmente um reflexo das nossas próprias opiniões. Nos afiliamos a grupos religiosos que acreditam em nossas crenças e interpretamos as escrituras de tal forma que sustentem nossa opinião. Assim, se há um Deus, eu acredito –acredito não, eu tenho certeza– que ele(a) pensa como eu.


Querido Dan,

Meu companheiro e eu nos casaremos em breve e, em homenagem a este evento, seus pais nos prometeram algum dinheiro. Acontece que meus pais acabaram de nos ofereceram o dobro do valor.

Como devo contar isso ao meu companheiro sem fazê-lo sentir-se desconfortável?

—Nikki

Mãos com aliança
Questões desbalanceadas que acontecem no começo do matrimônio podem produzir efeitos duradouros - Divulgação


Nikki, parabéns – espero que vocês tenham um lindo casamento e uma vida feliz juntos. 

Quanto à sua pergunta, o problema não é apenas como seu futuro marido e seus pais podem sentir-se desconfortáveis; mas também de como a dinâmica de como um casal recém-casado inicia de uma forma tão irregular. Não estou sugerindo que a cada vez que um de vocês discutir, você irá relembrar a seu marido que foi o dinheiro de sua família que os levou a adquirir uma casa nova. Mas questões desbalanceadas que acontecem no começo do matrimônio, mesmo que pequenas, podem produzir efeitos duradouros.

Se eu estivesse no seu lugar, eu pediria a seus pais para que dessem a mesma quantia agora que os pais de seu noivo estão oferecendo. E que, a segunda quantia seja dada depois de um ano de casamento, quando você entender que o relacionamento estiver mais consolidado (se você não tiver certeza de que permanecerão juntos talvez peça a eles esperarem por cinco anos).

A propósito, como os casamentos são irracionais em vários aspectos, eu obtive recentemente uma licença online para poder realizar matrimônio. Estou aguardando um convite do primeiro casal que me peça para celebrar o seu casamento. (#ficaadica!!)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.