Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Ask Ariely: divisão de tarefas, compensação de calorias e novas amizades

Estratégia da 'vergonha social' pode ser útil para que membros de um grupo colaborem nos deveres em comum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,

Eu jogo pickleball – esporte que mistura elementos provenientes do tênis, do badminton e do tênis de mesa – nas quadras ao ar livre que ficam em um parque local da cidade. Durante a temporada de jogos, os membros da associação local de pickleball têm que limpar as quadras ao final de cada dia, o que leva cerca de 15 minutos. Como é de se esperar, poucas pessoas se voluntariam para esse trabalho e somos ignorados quando pedimos ajuda. Recentemente, sugeri ao conselho dessa associação pagar os membros que ajudam na limpeza, mas minha ideia foi vetada. O raciocínio era que somos uma organização voluntária e não devemos pagar por tais serviços. Qual a sua sugestão sobre como conseguir mais pessoas para participar?

—John

Pagar alguns membros da associação para limpar as quadras é sempre uma opção. Mas se você começar a pagar pela limpeza, isso mudará a relação entre quem limpa e quem não. Então, eu tentaria outros métodos primeiro.

Uma abordagem eficaz é usar a vergonha social. E se a associação de pickleball colocasse os nomes de todos os membros em um grande cartaz e usasse marcações para mostrar com que frequência cada um limpava as quadras? E se, ao lado dos nomes das pessoas que não ajudaram nem uma vez, houvesse um grande ponto de interrogação? Meu palpite é que o desejo de parecer um membro que colabora com o time e não um aproveitador pode motivar muito mais pessoas a contribuir para o esforço de limpeza.

Querido Dan,

Eu sou médico e minha especialidade é o tratamento de pacientes obesos. Um dos desafios que enfrentamos na minha prática é algo chamado de efeito “Última Ceia”. Descobrimos que os pacientes que sabem que estão prestes a se submeter à cirurgia para perda de peso tendem a comer compulsivamente durante as duas semanas anteriores ao procedimento, ganhando entre 3 e 10 quilos. Você tem alguma sugestão de como podemos mudar esse padrão?

—Adrian

Meus colegas e eu realizamos uma pesquisa em nosso laboratório na Duke University que pode clarear essa questão. Criamos um “banco de calorias” para avaliar como as pessoas reagem ao balancear as refeições com mais ou menos ingestão de calorias.

O primeiro grupo foi convidado a consumir livremente calorias gerando um excesso que deveria ser compensado nas refeições seguintes.

Já ao segundo grupo foi solicitada a geração de um crédito no banco para que fosse utilizado posteriormente em refeições mais calóricas.

O que pudemos constatar no nosso estudo é que quando as pessoas se entregavam primeiro às refeições calóricas, não compensavam o suficiente e acabavam ganhando peso (primeiro grupo).

E quando eles economizavam calorias iniciando com uma dieta, no caso do segundo grupo, ao perceber o quão difícil é manter o autocontrole, tornavam-se muito mais criteriosos com o que ingeriam e não queriam "gastar" as suas calorias comendo desenfreadamente.

Com isso em mente, eu pediria aos pacientes que começassem uma dieta dois meses antes da cirurgia, criando um “banco de calorias”. O objetivo principal deles é que possam então “comemorar” comendo livremente durante as duas últimas semanas antes do procedimento. Meu palpite é que eles vão comemorar um pouco, mas não muito.

Querido Dan,

Eu recentemente me aposentei e, como muitos de meus amigos eram do meu local de trabalho, sinto-me solitário e privado de conexões. Algum conselho?

—Guerra

É um pouco estranho anunciar em alguma revista ou jornal "procuro amigos" e, se você tentar, pode atrair algumas pessoas bem estranhas. Em vez disso, sugiro que você escolha uma atividade que atraia o tipo de pessoa com quem você quer ser amigo: uma associação em prol do meio ambiente, um trabalho voluntário em alguma instituição ou a prática de algum esporte em grupo. As probabilidades são de que você encontrará seus próximos amigos nesses locais. E não se preocupe se você não gostar muito das atividades em si, pois as outras pessoas provavelmente estão lá pelo mesmo motivo que você: fazer novos amigos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.