Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Sobre gastos com flores, memórias vívidas e decisões sobre primeiro encontro

Tente dar um novo final para se concentrar nos melhores momentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Estou planejando meu casamento, e minha noiva e eu discordamos sobre um tópico importante: as flores. Todas as opções que vimos são incrivelmente caras, e não me sinto confortável gastando tanto dinheiro em algo que só vai durar um dia ou dois. Mas minha noiva acha que o casamento não estaria completo sem arranjos de flores em todas as mesas. Existe alguma maneira de eu convencê-la?
- Kevin

 

Se eu fosse você, não usaria como argumento principal o custo das flores, mas sim seu significado simbólico. Na mente de sua noiva, as flores provavelmente representam juventude, beleza e natureza — todas as coisas maravilhosas a serem representadas em um casamento.

Por outro lado, você poderia argumentar que as flores também simbolizam a transitoriedade —algo que está aqui hoje, mas murchará amanhã. Por que não tentar dizer a ela que você não quer um símbolo de algo que dura pouco no seu casamento? Em vez disso, tente convencer sua noiva a gastá-lo em algo duradouro, como móveis ou um novo carro conversível.

Dessa forma, você estará gastando dinheiro com coisas que simbolizam seu longo futuro juntos.

 

Querido Dan,
Meu cachorro viveu até os 14 anos, mas os últimos seis meses de sua vida foram realmente difíceis. Isso representou apenas cerca de 3% do tempo dele comigo, mas quando penso nele agora, são seus últimos dias ruins que me lembro mais vividamente, não os anos saudáveis ​​e felizes que tivemos juntos. Por que isso acontece?
- Jeremy

Os psicólogos descobriram que nossas memórias são fortemente influenciadas pela maneira como uma experiência termina —o último dia de férias, a última cena de um filme. Portanto, é fato que suas memórias do seu cão estejam focadas no final da vida dele.

Sugiro que você tente dar um novo final para se concentrar nos melhores momentos. Anote suas boas lembranças sobre o seu cão, peça aos amigos que adicionem suas próprias histórias e depois passe algum tempo relembrando essas lembranças positivas. Eles se tornarão o novo desfecho da história do seu cão.


Querido Dan,
Estou usando o Tinder, aplicativo de relacionamentos há um tempo. Quando deslizo para a direita e para a esquerda e trocando mensagem com pretendentes é divertido, mas quando nos encontramos pessoalmente, muitas vezes fica imediatamente claro que as coisas não vão a lugar algum. Fico super desconfortável com a situação toda e fico encontrando o melhor momento para encerrar com o encontro. O que posso fazer para terminar um primeiro encontro de forma rápida, mas educada? E como posso ter certeza em um encontro que realmente seremos compatíveis?
—Andrea

A resposta para as duas perguntas é a mesma: combine um encontro com uma tarefa! Organize seu encontro em uma cafeteria perto de um supermercado. Após dez minutos tomando café juntos, sugira que você continue seu encontro enquanto faz compras e retire sua lista de compras.

Dessa forma, se o encontro não estiver indo a lugar nenhum, pelo menos você estará fazendo várias tarefas e fazendo melhor uso do seu tempo. E se o encontro estiver indo bem, a pesquisa mostra que fazer uma atividade em conjunto informa mais sobre compatibilidade do que apenas entrevistar um ao outro em uma cafeteria.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.