Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Sobre refeições significativas, entrevistas ideais e tomadas de decisão

Pessoas geralmente são melhores em tomar decisões sobre mundo físico do que sobre o mental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,
Eu e os meus pais, que são aposentados, saímos sempre aos domingos para almoçar. Temos revezado o pagamento da conta, mas como eu ganho mais do que eles, às vezes me pergunto se não deveria começar a pagar por todas as refeições ou pelo menos cobrir a gorjeta quando eles estão pagando. O que você acha?
–Andrew

Como você estabeleceu o costume de revezamento no pagamento das refeições, acho que deve continuar fazendo isso. Pense nessas refeições como presentes que estão dando um ao outro: o objetivo de dar presentes é ajudar a fortalecer os relacionamentos, não sendo uma troca estritamente financeira.

O que você pode fazer, caso esteja preocupado com as finanças dos seus pais, é oferecer pagar algumas das outras contas mensais deles ou dar-lhes um valor anual em dinheiro. Independentemente de como escolher seguir, eu separaria uma eventual ajuda financeira da tradição semanal que vocês estabeleceram.


Querido Dan,
Estou participando de um processo seletivo para um cargo de diretor financeiro em uma empresa pública. Estou competindo pelo cargo com vários outros candidatos, e as entrevistas com o conselho de administração ocorrerão ao longo de uma semana. Devo tentar agendar minha entrevista no início da semana, no final da semana ou em algum momento no meio?
–Eric

Existem duas forças de compensação aqui que você tem que considerar. 

Uma é a exaustão das pessoas que o entrevistam, o que provavelmente aumentará ao longo da semana. Quando as pessoas se cansam, é mais provável que tomem decisões negativas. Há um estudo perturbador sobre as decisões dos juízes em conceder liberdade condicional, mostrando que há duas vezes mais chances de aceitarem a solicitação de um prisioneiro quando decidem pela manhã do que no final do dia. Nessa perspectiva, é melhor que a sua entrevista seja realizada na segunda-feira.

A outra força, por outro lado, é do "efeito recente" que diz que é mais provável que as pessoas se lembrem das informações mais recentes. Se o conselho de administração for tomar a decisão após a última entrevista, será vantajoso que você participe no final da semana, para que ainda se destaque nas memórias deles. 

A questão é qual força será mais forte. Se você acha que o processo será exaustivo para as pessoas que o entrevistam, vá no início da semana; caso contrário, busque ser entrevistado ao final.


Querido Dan,
Em geral, quais são os domínios em que tomamos nossas melhores e piores decisões?
–David

As pessoas geralmente são melhores em tomar decisões sobre o mundo físico do que sobre o mundo mental. Isso ocorre porque, quando cometemos erros físicos, vemos as consequências imediatamente  –pense nas consequências de dirigir mal– enquanto os erros que cometemos no mundo mental demoram muito mais para aparecer –como as consequências de fazer más escolhas nas eleições, por exemplo.

Eu notei essa diferença em uma recente viagem a Londres. Os britânicos conseguiram criar um ambiente material incrível, da beleza dos edifícios à qualidade do transporte público. No entanto, a crise política no Reino Unido sugere que, quando se trata de tomar decisões sobre o futuro do país, eles estão enfrentando dificuldades.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.