Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

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Dan Ariely

Ask Ariely: Investimentos irracionais e reclamações da empresa

Como lidar com o 'custo afundado' e solucionar problemas de café no trabalho

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Querido Dan,
Um dos meus cartões de crédito tem as palavras "membro desde 1989" escritas nele. Acontece que há anos não uso esse cartão. Mesmo pagando uma taxa anual de U$ 95 não consigo cancelar, simplesmente por causa desse "membro desde 1989"! Parece que eu desistiria de um relacionamento que estou construindo há 30 anos. Por que é tão difícil tomar a decisão claramente mais racional?
Arielle

Você está sofrendo com o que os economistas chamam de "custo afundado". Para entender como isso funciona, imagine que você passou 15 horas escrevendo um novo livro e precisa de mais 50 horas para terminar.

Nesse momento você descobre que o livro de outra pessoa sobre o mesmo assunto será publicado já na próxima semana. Você escolhe continuar trabalhando no seu livro por mais 50 horas? A maioria das pessoas diria que não —por que gastar tanto tempo em um projeto que dificilmente terá sucesso?

Máquina de cartão - Gabriel Cabral/Folhapress

Agora imagine que, em vez de 15 horas, você investiu 1.500 horas para escrever seu livro. Nesse caso, você colocaria mais 50 horas para terminar? Nesse caso a maioria das pessoas diria que sim —se você já gastou 1.500 horas em algo, por que não colocar somente mais 50 para terminar?

Nos dois casos, o esforço em horas é o mesmo pelo mesmo resultado duvidoso. Mas quando você investe muito tempo —ou muito dinheiro— é difícil tomar a decisão racional de amortizar seus custos irrecuperáveis e redirecionar seus recursos para algo melhor.

Você está enfrentando um problema semelhante no que diz respeito ao seu cartão de crédito. Para tornar a decisão mais clara, pergunte a si mesmo se você continuaria pagando pelo cartão se este dissesse "membro desde 2019". Se sua resposta for sim, mantenha-o; se a resposta for não, é claro que você está sendo vítima da falácia de custo afundado e deve cancelar o cartão imediatamente, antes que esse custo se torne ainda maior.


Querido Dan,
Pelo menos uma vez por dia, alguém no meu escritório envia um e-mail para toda a empresa reclamando de um pequeno problema: alguém pegou a comida errada na geladeira ou alguém bebeu a última xícara de café e não fez um novo bule. Eu acho isso muito chato. Existe uma maneira de fazer com que as pessoas reclamem menos?
George

Deveria ser simples convencer as pessoas a serem mais pacientes e educadas. Mas a verdade é que é muito mais fácil mudar sua própria atitude do que mudar o comportamento de seus colegas de trabalho.

Uma abordagem seria você criar um jogo: toda segunda-feira, faça uma previsão sobre quantas dessas reclamações aparecerão na semana.

Se sua previsão estiver correta, recompense-se com uma pequena indulgência. Dessa forma, você pode pensar nas reclamações não apenas como aborrecimentos, mas como uma maneira de ganhar uma recompensa.

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